UFPR irá estabelecer intercâmbio tecnológico com Universidade Argentina

Estiveram na UFPR Oscar Vicente Valdes, reitor daquela universidade; Gustavo Tripaldi, Diretor Executivo de Relações Internacionais; Júlio Putallaz, Diretor Executivo de Desenvolvimento Interno; Carlos José Vignolo, Prefeito da cidade de Corrientes; e Marcelo Ribas Piacentini, Secretário de Economia. Foi o primeiro contato entre as duas instituições com o intuito de implementar intercâmbio internacional nas áreas tecnológicas.

O encontro no gabinete do reitor da UFPR foi precedido de três reuniões entre a delegação e alguns setores da universidade. Primeiro, conversaram com o diretor do Setor de Tecnologia, Mauro Lacerda e seu vice, William Barbosa. Logo após, com o professor Wanderlei Veiga, coordenador do Escritório de Transferência de Tecnologia da UFPR e com os pró-reitores de Planejamento, Orçamento e Gestão, Zaki Akel e de Pesquisa e Pós-Graduação, Nivaldo Rizzi. Tudo com o intuito de estabelecer parcerias principalmente nas áreas tecnológicas que tenham interação com empresas.

Um protocolo de intenção foi assinado para que, no futuro, possa ser estabelecido um acordo de cooperação científica e tecnológica. Por meio de um acordo, será possível estabelecer intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores das duas universidades, com desdobramentos, inclusive, para o desenvolvimento de aspectos culturais. A UFPR tem uma pós-graduação mais desenvolvida, enquanto que a universidade argentina – com seus mais de 50 mil alunos de graduação – tem um maior desenvolvimento na universalização da graduação. Destacando que a missão da Assessoria de Relações Internacionais da UFPR é gerar oportunidades como esta, o professor Gondim comentou que as futuras ações dependem agora dos projetos de intercâmbio que forem apresentados internamente na instituição.

Os reitores das duas instituições destacaram que a ampliação das relações entre as universidades são importantes para estabelecer laços mais fortes entre o Brasil e Argentina. São relações bilaterias como essa que fortalecem o Mercosul, a exemplo da linha seguida pela União Européia, que se fortaleceu ao intensificar suas relações de pesquisa, ensino e extensão entre suas universidades, que unificaram vários padrões curriculares, além da própria moeda.

representantes de Universidade argentina visitam a UFPR
Foto: Isabel Liviski

reitor da UFPRrecebe diretores de universidade argentina
Foto: Isabel Liviski