UFPR investe em obras para melhorar qualidade de ensino

Serão investidos R$ 25 milhões em construções para melhorar a qualidade e o funcionamento dos cursos.

A maior parte das obras será no campus do Centro Politécnico, como o prédio para os cursos de Farmacologia e Educação Física, ampliação das bibliotecas dos setores de Tecnologia e Ciências Exatas, prédio para o curso de Engenharia Química, Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade, do Departamento de Genética e ainda, uma sede do Centro de Biotecnologia Agroindustrial – CENBAPAR – em parceria com o governo do Estado. No Setor de Ciências Agrárias serão construídas diversas salas de aulas que totalizam mais de mil e 800 metros quadrados de área.

No Departamento de Comunicação, no campus do Juvevê haverá várias reformas para setores administrativos e construção de laboratórios para os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. No Centro de Estações Experimentais do Cangüiri a obra é um depósito para guardar os materiais descartados pela UFPR e que são vendidos em leilão. Em outubro será feita ainda a licitação para a construção do Ginásio da Escola Técnica e para a reforma do Teatro da Reitoria.

EM ANDAMENTO – Em 2007 foram realizadas até agora reformas em diversas unidades que consumiram R$ 3,3 milhões de acordo com o Sperandio. Entre as grandes obras está o novo Restaurante Universitário do Centro Politécnico com 600 lugares e que deverá servir 3.000 refeições por dia a partir de março de 2008. Há também o Centro de Treinamento da PRHAE, prédio que será entregue ainda em outubro para a realização de cursos aos servidores. A primeira etapa da sede do curso de Terapia Ocupacional também fica pronta este ano.

Na relação das obras executadas em 2007, ainda está a construção de laboratórios do Centro de Estudos do Mar em Pontal do Sul e no campus de Palotina, a reforma do Departamento de Artes, no Batel, em Curitiba e a construção do Centro de Convivência da PRHAE no Centro Politécnico.

PARA 2008 – A PCU começa agora a fazer os projetos para a reforma completa do Teatro da Reitoria, desde a parte elétrica, hidráulica, até o palco e o espaço da platéia. Há outras dezenas de solicitações. No Setor de Ciências Agrárias está prevista a construção de laboratórios de Pós-Colheita, Multiplicação de Inimigos, para o Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, salas para os professores do Departamento de Solos, reforma do Restaurante Universitário e ainda o novo prédio do curso de Zootecnia.

No campus do Juvevê deverão ser criadas novas vagas de estacionamento, construído o Auditório do Departamento de Comunicação e construídas salas para setores administrativos. Na Florestas, está prevista a construção do laboratório de melhoramento florestal. No Centro Politécnico, o Centro de Pesquisa de Educação e Tecnologia e ampliação da Biblioteca de Exatas e de Tecnologia, Laboratório de Pós-Graduação em Química, a sede do Instituto de Matemática Industrial e reforma das salas dos professores do Setor de Ciências da Terra.

ACESSIBILIDADE – Paralelo a essas obras, uma das prioridades será a melhoria das condições de acesso aos portadores de necessidades especiais, destacou o prefeito. Já estão sendo adquiridos elevadores novos para o prédio da Praça Santos Andrade, Biblioteca Central e prédio dos setores de Tecnologia, Exatas e Ciências da Terra.

fachada do anexo da PRHAE
Foto: Izabel Liviski