UFPR inscreve projeto no 14º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal

A proposta foi criar um sistema que incentive as diversas unidades a melhorar suas taxas de sucesso, através da distribuição dos recursos provenientes do Reuni levando em consideração variáveis como quantidade de alunos matriculados diurno ou noturno por curso, taxa de reprovação, evasão e diplomação, acréscimo de matriculados, avaliação institucional dos cursos.

O modelo, implantado neste ano, foi criado pelos servidores Aldemir Junglos, estatístico, Adriano do Rosário Ribeiro, administrador e Luiz Fernando Nadolny, assistente em administração com formação em economia, todos da Coordenadoria de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) da UFPR.

No início do Programa, todos os recursos eram distribuídos somente pelo número de novos alunos e novos cursos, de maneira a atingir metas gerais: alcançar 90% de diplomação e alcançar a relação docente/discente em pelo menos 1/18. Este projeto foi necessário não só para o programa de expansão das Universidades, mas principalmente para a sua reestruturação.

‘Com base nessa nova metodologia, pretende-se incentivar e possibilitar a todos os setores reflexões específicas no campo das mudanças educacionais e da metodologia de envolvimento da comunidade acadêmica na construção de novos planos que visem a revisão das suas estruturas acadêmicas e a consequente elevação da qualidade do ensino, tornando mais eficiente, mais transparente e com critérios claros a verdadeira reestruturação da UFPR’, explica Adriano do Rosário Ribeiro, coordenador do Programa Reuni na UFPR.
Para saber mais sobre o concurso, basta acessar o site http://inovacao.enap.gov.br/.

logo do REUNI

Link(s) relacionado(s):