Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR homenageia docentes “cruciais” ao curso de História

Os títulos foram concedidos por ocasião dos 50 anos do Departamento de História. Cerca de 60 pessoas assistiram à cerimônia, realizada na Sala Homero de Barros, no primeiro andar do Edifício Dom Pedro I. Nos discursos, colegas e amigos lembraram a histórias dos dois professores dentro da universidade.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a importância dos dois homenageados dentro do curso de História é inquestionável. “São dois professores que deram contribuições em momentos cruciais, na estruturação da graduação e da pós-graduação”, afirmou o reitor.

O primeiro dos homenageados a ingressar na UFPR foi o professor Jayme Cardoso, ainda em 1958, como técnico-administrativo. Posteriormente, Cardoso se tornaria aluno e professor do Departamento de História, além de pró-reitor de Administração da Universidade na década de 1980.

Cardoso se disse surpreendido com a homenagem proposta pelo Departamento de História e aceita pelo Coun, um reconhecimento à história de mais de meio século dentro da UFPR. “Eu poderia ficar o dia inteiro falando da minha relação com a universidade e acho que não conseguiria dizer tudo”, previu o professor.

Hoje, apesar de aposentado, Cardoso dá aulas de semiologia gráfica como professor-voluntário, não mais no curso de História, mas na pós-graduação de Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. “Faço isso a convite dos cursos, e apesar de não ter mais vínculos com a UFPR, é uma maneira de continuar contribuindo”, explicou.

O professor Stuart Schwartz, por sua vez, chegou à UFPR em 1984, ano em que deu aulas como professor-visitante no curso de pós-graduação de História. Mas Schwartz, que é americano e hoje dá aulas na Universidade de Yale, chegou ao Brasil pela primeira vez bem antes, em 1966, como “um estudante de pós-graduação interessado na história da América Latina”. De lá para cá, o professor publicou diversas pesquisas sobre o Brasil colonial e o período da escravidão.

“Estou emocionado. Agora entendo realmente o que isso representa, é realmente uma honra preciosa. Sinto a relevância social do trabalho que faço há 40 anos”, assegurou o professor Schwartz, referindo-se à homenagem recebida da UFPR.

Foto(s) relacionada(s):


Os professores Stuart Schwartz e Jayme Cardoso, homenageados nos 50 anos do curso de História
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário) / Fernando César Oliveira (orientador)