UFPR está entre as melhores da América Latina na produção acadêmica

Prédio Histórico da UFPR

A Universidade Federal do Paraná está entre as vinte instituições da América Latina que mais publicaram artigos científicos entre os anos de 2007 e 2011, de acordo com o ranking holandês SIR World Report. No ranking nacional, a UFPR está em 11º lugar e entre universidades latino-americanas, ocupa a 19ª posição.

O SIR World Report 2013 avaliou cinco anos de produção científica das instituições de ensino superior de todo o mundo, que publicaram em 2011, pelo menos cem trabalhos científicos indexados na base de dados Scopus. Produzida pela editora Elsevier, a Scopus é considerada uma das maiores bases de dados científicos do mundo, englobando mais de vinte mil periódicos especializados.

No período avaliado, a UFPR produziu 6.084 publicações, sendo a melhor colocada entre as oito paranaenses que entraram na listagem. Se forem somados os trabalhos do Hospital de Clínicas, são 6.575 publicações. Em relação à colocação mundial das instituições de ensino superior, a UFPR subiu da 531ª posição para a 504ª. No Brasil, a instituição de ensino com melhor colocação foi a Universidade de São Paulo na quinta posição, e com uma produção de 48.156 publicações.

Confira o ranking aqui.