Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Universidade de Bielefeld firmam cooperação técnica

Os reitores das Universidades Federal do Paraná e a Bielefeld, na Alemanha, assinaram na última semana termo de cooperação para o desenvolvimento de parcerias em várias áreas, em estudos de nível de Mestrado e Doutorado.

O termo de cooperação é fruto da visita que o reitor Zaki Akel Sobrinho fez a Alfred Pühler, reitor da Universidade de Bielefeld, de 28 a 30 de outubro. Ele conheceu o Instituto CeBiTec, uma unidade de estudos avançados da área de Biotecnologia. A aproximação entre as duas instituições foi propiciada pelo professor Fábio Pedrosa, da área de Bioquímica da UFPR, que já mantém um relacionamento com aquele centro de pesquisa. Com a cooperação estabelecida novas perspectivas se abrem para os docentes e estudantes do Doutorado e Mestrado na área, já em 2010, inclusive com recursos para financiamento da mobilidade acadêmica garantidos pela universidade alemã.

Akel visitou ainda o Center for Interdisciplinary Research, um centro de pesquisas interdisciplinares que reúne especialistas de diferentes áreas para solucionar problemas. Lá, o reitor Zaki conheceu psicólogos, advogados, antropólogos de origens diversas – indianos, japoneses, americanos, europeus de diversas áreas – todos convidados a participarem dos grupos de estudos. O reitor da UFPR visitou ainda um instituto de Robótica que trabalha a tecnologia do movimento, a interface entre o ser humano e a máquina, área em que também há possibilidade de intercâmbio de conhecimentos com a UFPR.

Zaki adiantou que as ações de aproximação começam em 2010, inclusive com por vídeo-conferência. Para 2011 e 2012 a UFPR deverá apresentar um projeto conjunto para participação no Programa Erasmos Mundus, um programa de intercambio acadêmico nas modalidades de graduacão e pós-graducão da Comunidade Européia.

Foto(s) relacionada(s):


reitor Zaki Akel Sobrinho e Alfred Puhler, reitor da Universidade de Bielefeld
Foto: divulgação


reitor Zaki Akel Sobrinho e Alfred Puhler, reitor da Universidade de Bielefeld
Foto: divulgação

Fonte: Leticia Hoshiguti