UFPR e Prefeitura de Pontal do Paraná analisam proposta de parceria

O reitor em exercício Rogério Andrade Mulinari e o diretor executivo da Agência de Inovação da UFPR, professor Emerson Camargo, receberam na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi; os secretários municipais de Habitação, Luiz Krezinski e o de Desenvolvimento Wolnei Moroz, respectivamente. O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de uma parceria entre aquela prefeitura e a UFPR em áreas prioritárias para o município como o Comércio, Educação, Saúde e nos segmentos fundiário e de revitalização da orla.

Segundo o professor Emerson, uma das finalidades da Agência de Inovação é estabelecer pontes com a sociedade e, como geradora de tecnologia, a universidade pode absorver as demandas desses contatos. No caso da Prefeitura de Pontal do Paraná, a universidade poderia oferecer capacitação para os setores prioritários, por exemplo.

EaD ─ Para Rogério Andrade Mulinari, uma das estratégias para essa parceria seria a modalidade de Educação a Distância (EaD) em que as pessoas da própria localidade poderiam ser tutoras. Outra alternativa, segundo ele, seria o aproveitamento das competências do Centro de Estudos do Mar (CEM) e do Setor Litoral que estão instalados no próprio município e nas proximidades. Mulinari lembrou também da atuação da universidade em outros locais do litoral paranaense como a cidade de Antonina. “A proposta é uma avenida aberta, especialmente no que diz respeito ao incentivo do empreendedorismo na região”, concluiu. O secretário de Desenvolvimento Wolnei Moroz e o prefeito Edgar Rossi evidenciaram, na oportunidade, a preocupação da prefeitura em relação à capacitação do setor produtivo do município nas questões que envolvem ainda o meio ambiente e o turismo.

Reunião com representantes da prefeitura de Pontal do Paraná
Reunião com representantes da Prefeitura de Pontal do Paraná