UFPR e Prefeitura de Guaratuba debatem futura parceria

Na última sexta-feira (29) uma reunião entre a Prefeitura de Guaratuba e o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná debateu a utilização de um espaço de aquicultura e pesquisa, que no passado era utilizado pela PUC-PR, o Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos (CPPOM). A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, pediu uma proposta do CEM, visando uma parceria.

‘O social era um dos interesses principais, com o desejo de desenvolver projetos de extensão com a comunidade do local, mas tem que ir com cautela, e desenvolver melhor o projeto’, afirma a diretora do CEM, Eunice Machado.

O interesse é de ambas as partes. ‘Assim a UFPR pode ajudar a Prefeitura de Guaratuba no seu papel social e também avançar no ensino, pesquisa e extensão na área do CEM, em especial na aquicultura’, observa o reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho.

Conforme o reitor, em 60 dias serão definidos os direitos e as obrigações da prefeitura e da universidade dentro da parceria.

Reunião com APUFPR

Também na última sexta-feira (29) foi realizada a reunião entre a Reitoria e a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), que acontece periodicamente. O reitor Zaki Akel avaliou positivamente o encontro.

Ele explicou que houve três principais pautas: a articulação de uma reunião com o conselho universitário para o debate sobre carreira docente; a definição de um seminário sobre a insalubridade do Hospital de Clínicas (HC) e a reunião com 30 professores sobre a transposição dos contratos de 20 horas para 40 ou dedicação exclusiva.

Zaki durante reunião com prefeita de Guaratuba
Foto: Arquivo

Fonte: Mariana Braga e Bernardo Staut (bolsistas), sob orientação de Fernando César Oliveira