UFPR é convidada a integrar projeto para preservar memória do TRT

Como não é possível guardar todos os processos julgados e resolvidos, muitos ainda são incinerados e a memória se perde, segundo a juíza do trabalho e desembargadora aposentada Magda Braschi.

Ela visitou a Reitoria com a finalidade de pedir apoio para a realização desse inventário e contou que no Rio Grande do Sul o trabalho já foi desenvolvido e agora está na fase da digitalização para garantir a preservação.

A visitante foi recebida pelo vice-reitor Rogério Mulinari e nesse caso o apoio da UFPR será com a indicação de bolsistas e de trabalhos de pós-graduação. Diversas dissertações e teses poderão ser desenvolvidas sobre o assunto. O que se sabe é que só há documentos a partir das décadas de 60 e 70, segundo a pesquisadora. Antes desse período tudo foi destruído. ‘ É memória perdida’ destacou Magda.

Aqui na UFPR a pareceria será firmada com o Departamento de Ciências Sociais. Outras instituições com as Universidades Estaduais de Maringá e Londrina também serão convidadas a integrar o projeto.

encontro no gabinete
Foto: vice-reitor, Rogério Mulinari e os visitantes