UFPR disponibiliza 21 bolsas para mobilidade nacional e internacional

O Programa de Apoio à Mobilidade Nacional e Internacional, criado em 2009, é uma importante ferramenta para incentivar e promover a internacionalização em todos os cursos da UFPR.

Segundo Carlos Siqueira, assessor da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), esta é uma forma de contribuir com a consolidação da graduação. ‘A ação da UFPR, especialmente nesta gestão, vem cobrir lacunas de fomento para os cursos, especialmente àqueles que nunca receberam apoio formal’, diz.

O fomento é assegurado com recursos do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades (Reuni) e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e o valor é de R$500 mil ao ano.

Aos alunos esta é uma grande oportunidade. ‘A mobilidade é um ganho humano e intelectual. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer novos lugares e novas pessoas, além de validarem os créditos para a graduação’, explica Siqueira. Garante ainda que o apoio da UFPR é uma demonstração de interesse pela formação.

Para o próximo semestre, os destinos internacionais oferecidos com a bolsa UFPR são: Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal.

Existem duas categorias em relação às bolsas: mérito e mérito com fragilidade socioeconômica.

A atribuição é baseada na lista de classificação promulgada pelas Comissões Setoriais de Relações Internacionais, que usa como critério o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), o currículo e a entrevista.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Ana Claudia Cichon, com orientação de Ana Paula Moraes