UFPR deverá elaborar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

Todos os setores da UFPR deverão elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) até o dia 15 de abril. Os formulários deverão ser enviados para o Ministério Público do Trabalho que determinou a medida para todos os órgãos públicos. O objetivo da iniciativa é ter um controle sobre a destinação desses resíduos, sobretudo dos resíduos perigosos ─ gerados pelos serviços de saúde e por laboratórios.

As unidades da Universidade que contratam empresas tercerizadas para a coleta e tratamento dos resíduos também deverão preencher o formulário, anexando os certificados de garantia dessas empresas. O auxílio no preenchimento do documento e as possíveis dúvidas poderão ser esclarecidas pela Ciclus Consultoria ─ Empresa Júnior de Engenharia Ambiental, de Bioprocessos & Biotecnologia e de Produção, parceira da Divisao de Gestão Ambiental da PCU.

Os contatos podem ser obtidos pelo telefone 3361-3053 ou e-mail contato@ciclusconsultoria.com. O PGRS deverá ser encaminhado para o endereço dga@ufpr.br Atividades ─ Entre as atividades do DGA estão o gerenciamento integrado de resíduos ─ sólido comum, perigosos, de serviços de saúde e de construção civil; monitoramento de resíduos, levantamento de passivos ambientais e outras.

Resíduos Sólidos
Foto: Arquivo