UFPR deve receber liberação para empossar docentes ainda este ano

Até o final deste ano a UFPR deve receber a liberação para contratar aproximadamente 60 docentes, já aprovados em concurso público e que esperam apenas a chamada autorização para provimento de vaga. Devidamente empossados, esses novos professores poderão iniciar atividades já em janeiro ou fevereiro. Também se espera ainda para este mês a liberação por parte do MEC e do Ministério do Planejamento para realização de concurso público para prover as vagas previstas do Reuni em 2010. Se os concursos forem liberados já, poderão ocorrer no início do ano e os novos professores e técnicos terão condições de assumir os cargos antes das limitações impostas pelo calendário de ano eleitoral.

Essas novidades foram trazidas pelo reitor Zaki Akel Sobrinho que participou nos dias 9 e 10 de dezembro da reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A boa notícia foi dada pelo presidente da Andifes Alan Kardec Martins Barbiero aos reitores das IFES na reunião que discutiu outros assuntos igualmente preocupantes como o orçamento 2009/2010, o próprio Reuni e o Programa de Apoio à Pós-Graduação das Ifes.

A reunião deu continuidade à discussão do projeto de autonomia das universidades que terá nova rodada de discussões com a comissão interministerial. O presidente da Andifes relatou visita ao Ministro do TCU Aroldo Cedraz, que tratou de temas como a especialização, dedicação exclusiva dos docentes e a relação das fundações de apoio às universidades.

O encontro teve ainda a continuação do Ciclo de Debates “Cenários do Brasil nos próximos 20 anos e o papel da Educação Superior”. A quarta edição do Ciclo de Debates teve a participação do professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley dos Reis. O cientista político falou sobre a configuração do Estado moderno e o papel da educação neste contexto. Ele destacou a globalização e a herança escravista brasileira como eventos recentes da história do país que influem nas questões políticas, sociais e econômicas brasileiras.

Reitor Zaki Akel Sobrinho participa da reunião da Andifes em Minas Gerais
Foto: UFMG