UFPR desenvolve ações e estudos alternativos para o reflorestamento da araucária

A árvore-símbolo do Paraná possui um dia próprio desde 2005. Na última sexta-feira (24), foi comemorado o Dia Nacional da Floresta Araucária. Mas pouco tem para comemorar. As araucárias, que já cobriram 40% de todo o território paranaense, hoje não chegam a ocupar 1% do estado.

A UFPR, através de pesquisas e ações na área do plantio e do cultivo, luta para reverter esse quadro. Segundo o professor Flávio Zanette, do Departamento de Fitotecnia, a Universidade desenvolve diversos estudos e trabalha em algumas frentes que visam o reflorestamento e a proteção dessa espécie.

Neste ano, o professor conta que a UFPR realizou a entrega de mais de 30 mil mudas de araucária em aproximadamente 1.500 propriedades em todo o sul do país. Além disso, estudos sobre técnicas alternativas de cultivo, através de mudas enxertadas, estão sendo desenvolvidos. A classificação dos pinhões e a pesquisa sobre o remanescente genético também estão em processo de análise.

Zanette ainda afirma que, além dos estudos e projetos feitos pelo reflorestamento, a Universidade luta pela adequação da legislação. ‘Nós estamos lutando nessa frente legislativa também. As leis ambientais, ao invés de proteger a araucária, incentivam o desmatamento’, lamenta.

Neste ano, a UFPR realizou a entrega de mais de 30 mil mudas de araucária, segundo o profº. Zanette
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Bruno Zermiani, sob orientação de Mário Messagi Júnior