UFPR: Cursos e Profissões. Ações desenvolvidas na Feira saem dos estandes

A criatividade é uma das qualidades mais importantes dos expositores da UFPR: Cursos e Profissões, que entra hoje em seu segundo dia. Para chamar a atenção do público, é preciso demonstrar o que de mais interessante os cursos têm a oferecer. Para os alunos e professores do curso de Luteria, por exemplo, o material feito durante as aulas é essencial para cumprir esse objetivo. O curso baseia-se nas técnicas de construção de instrumentos musicais. ‘É um curso muito prático. Desde o primeiro dia de aula o aluno começa a construir’, afirma o estudante do segundo ano Jeander Patruni.

Mais fotos aqui

Na sala reservada para o curso na Feira são encontrados vários violões e violinos construídos pelos alunos e eventualmente tocados durante as visitas. ‘Quase todo mundo gosta de música. Os instrumentos chamam bastante atenção’, revela Patruni.

Para quem tem a oportunidade de tirar a Feira de dentro dos estandes e salas, um passeio ao ar livre pode ser uma boa opção. O curso de Engenharia Florestal oferece uma ‘Trilha na Floresta’ no domingo, às 14 horas, no próprio campus, para quem se interessar em andar um pouco mais perto da natureza. Quem quiser participar deve deixar o nome no estande do curso ou na sala 14. Além disso, o curso está realizando um concurso de frases em comemoração ao fato de 2011 ser o Ano Internacional das Florestas. Os participantes participarão do sorteio de brindes, e a frase vencedora também será publicada na Gazeta do Povo.

Mais fotos aqui

Já o curso de Engenharia Civil tem uma ação tradicional na Feira: os estudantes constroem uma ponte em miniatura, amarrada a um balde. Durante o evento, o recipiente é preenchido com água, para simular a destruição da estrutura. Nos anos anteriores, a ponte era construída com macarrão, mas neste ano a miniatura é feita apenas de papel e cola. A destruição será simulada também durante os outros dois dias de feira.

Essas e outras ações poderão ser acompanhadas durante todo o fim de semana, quando a Feira de Cursos e Profissões da UFPR prossegue, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita e o evento é realizado no campus Jardim Botânico, na Av. Pref. Lothario Meissner.

Curso de Luteria
Foto: Rodrigo Juste Duarte