UFPR será representada hoje em evento realizado em Portugal

Vista de Valença do Minho, no extremo norte da Região do Minho de Portugal - Foto: Reprodução

Apesar de um grande parque produtivo, de reunir parcela importante da população universitária e de ser o segundo aglomerado urbano do país, a Região Norte de Portugal apresenta elevados índices de pobreza, perda na participação do PIB e apresenta a maior disparidade de renda per capita em relação à média europeia. Para elaborar uma proposta que reverta este quadro, o professor da UFPR, Cássio Rolim, participará do 19º Encontro da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, que teve início ontem e prossegue até hoje, sexta-feria (21), na Universidade do Minho, em Braga.

Cássio Rolim, que atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR, atuará como observador externo na mesa-redonda “Policy Session Building a Multipolar North in the Post-crisis scenario”, programada para hoje,  sexta-feira (21) às 17 horas.

Segundo Rolim, esta discussão reunirá reitores de diversas universidades portuguesas, entre elas, a do Porto, Aveiro e do Minho, além de representantes do Conselho Regional Norte, da Associação Industrial do Minho, do Comércio e Indústria, entre outros.

O professor explica que as cidades ao entorno do Douro e do Minho”mantêm importantes relações econômicas com as regiões espanholas vizinhas, o que possibilita a consolidação de um amplo espaço econômico transnacional”. A reunião de importantes docentes e lideranças regional resultará, acredita Rolim, “na elaboração de estratégias para possibilitar que os próprios atores sociais da Região Norte de Portugal construam um futuro mais promissor”.