UFPR comemora 50 anos de Arquitetura com evento internacional

XI Curso sobre Grandes Projetos Urbanos - Foto: Gislene Pereira / Divulgação

Aprofundar o conhecimento e debater criticamente as características e impactos dos chamados Grandes Projetos Urbanos (GPU), em especial a questão da gestão do solo nesse tipo de intervenção. Esses são os principais objetivos do XI curso de desenvolvimento profissional, que é realizado até sexta-feira (1º), em Curitiba, e que reúne profissionais de diversos países da América Latina. De acordo com Gislene Pereira, professora de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, este curso, promovido pela UFPR em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy, integra a programação comemorativa dos 50 anos do curso.

Ela explica que os GPUs na América Latina apresentam diferentes facetas, geradoras de debates controversos, associados à sua contribuição na integração e coesão sócias- territoriais e à sustentabilidade urbana. É fundamental também, explica Gislene, “visualizar que estes projetos têm a capacidade de gerar variados e profundos processos de transformação urbanística os quais, por sua vez, têm direta relação com o mercado imobiliário”. De fato, os GPUs estão fortemente entrelaçados com a maneira de como crescem e se desenvolvem as cidades latino-americanas e, como consequência disso, com os níveis de desigualdade socioespacial que caracterizam nossas sociedades urbanas.

O evento, realizado com apoio do IPPUC/PR e Ministério das Cidades, reúne responsáveis políticos, técnicos de órgãos de planejamento municipal e estadual de gestão de cidades, agentes imobiliários, docentes e acadêmicos envolvidos no planejamento e gestão de grandes e médias cidades.

Grandes intervenções

Os participantes vão debater, até sexta-feira, no Hotel Dan in, grandes intervenções urbanas, com ênfase nas múltiplas determinações que estas têm sobre o mercado de terras; formas e mecanismos de abordagem e execução de grandes intervenções, sob o enfoque de distribuição justa de custos e benefícios; experiências recentes de implantação de grandes projetos urbanos na América Latina e no mundo, avaliando sua contribuição para o desenvolvimento urbano.

Sob o ponto de vista pedagógico, o curso tem, segundo Gislene Pereira, a finalidade de capacitar técnicos, funcionários e acadêmicos responsáveis pela prática e pelo ensino do assunto de grandes projetos; contribuir para a definição de conteúdos; e elaborar material para a reflexão, pesquisa e ensino da temática.

Celsina Favorito