UFPR comemora 20 anos de pesquisa distribuindo mudas de pinheiro

A comemoração marca também uma nova etapa da pesquisa, que é a diversificação de mudas e a campanha para a criação de um Instituto de Pesquisas com Araucária ou uma gerência nacional para reunir todos os estudos que vêm sendo feitos sobre o pinheiro no Estado e no País.

Para formar florestas com pinheiros de origens variadas, o coordenador das pesquisas na UFPR, professor Flávio Zanette coletou pinhões em Bom Jardim e São Joaquim, Santa Catarina e São Francisco de Paula e Tangará da Serra, Rio Grande do Sul. Essas plantas serão distribuídas aos interessados junto com as mudas produzidas por cruzamento dirigido na UFPR. As pessoas que puderem serão convocadas a dar uma contribuição simbólica de R$ 1,00 por planta. O dinheiro será revertido para a continuidade dos estudos, mas quem não tem condições leva as plantas gratuitamente. Alunos da equipe de pesquisa estarão fazendo a distribuição das 8, às 18 horas.

As pessoas que levarem mudas farão um cadastro com nome, telefone, CPF e endereço de plantio. O objetivo dos pesquisadores é saber onde estarão as plantas para acompanhar o crescimento das árvores.

Além de realizar uma diversificação genética das árvores, a meta é incentivar a produção de pinhões, como alternativa para reforçar a alimentação, destaca o professor Zanette.

NOVIDADES – Os interessados também poderão conhecer os mais recentes resultados com a enxertia e estaquia de araucárias adultas.

mudas de Araucaria
Foto: Flávio Zanette