Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR comemora 108 anos em cerimônia transmitida pelo Youtube; reitor Ricardo Marcelo foi reconduzido ao cargo

Apenas o reitor, a vice-reitora e a equipe técnica estiveram presentes no Teatro da Reitoria. Foto: Marcos Solivan (Sucom/UFPR).

A Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do Brasil, comemorou o aniversário de 108 anos com sessão pública e solene do Conselho Universitário, na noite desta terça-feira (15/12). O evento foi realizado no Teatro da Reitoria, mas somente o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz, e a equipe técnica da UFPR estavam no local. As autoridades, os conselheiros do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores, e integrantes da gestão participaram remotamente, devido à pandemia de Covid-19. A transmissão foi realizada pelo Youtube da UFPR TV e teve público de mais de mil pessoas. É possível assistir ao material gravado clicando aqui.

Recondução

Durante a sessão, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca foi reconduzido ao cargo para um novo mandato de quatro anos. A vice-reitora, professora Graciela, foi quem entregou o medalhão reitoral ao professor.

Vice-reitora coloca o medalhão reitoral no professor Ricardo Marcelo Fonseca. Foto: Marcos Solivan (Sucom/UFPR).

Cerimônia

As apresentações culturais dos grupos artísticos da UFPR foram gravadas previamente e exibidas em vídeo, por conta da pandemia. Durante o evento, foram lançados os selos de natal dos Correios “Natal Palavras de Afeto”, com a presença virtual do Superintendente Estadual de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cezar Kremer dos Santos.

A UFPR também lançou a versão on-line da Revista Ciência UFPR (revista institucional oficial de divulgação científica), uma produção da Superintendência de Comunicação (Sucom). Clique aqui para conhecer e acompanhar.

A universidade também apresentou um vídeo institucional em comemoração ao aniversário da universidade.

Homenagens

A UFPR homenageou os profissionais da saúde que lutam contra a pandemia. A enfermeira chefe da UTI Covid do Hospital de Clínicas, Lígia Aparecida Palu, foi a escolhida para receber a honra em nome de todos os enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, bioquímicos, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e de todas as categorias envolvidas no combate ao coronavírus.

O professor Alexandre Trovon de Carvalho recebeu as homenagens em nome da Rede Covid UFPR e das equipes que realizaram ações de suporte à pandemia, como o desenvolvimento de testes, produção e testagem de álcool gel etc.

A UFPR criou neste ano o Ensino Remoto Emergencial para seguir com o trabalho mesmo durante a pandemia. A professora Maria Josele Bucco Coelho, coordenadora de Integração e Políticas de Educação à Distância, recebeu a homenagem por este trabalho em nome dos profissionais da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e de todos os professores que se reinventaram para lecionar nos novos moldes.

Para garantir acesso ao Ensino Remoto, a UFPR lançou o Projeto de Inclusão Digital, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A professora Lauren Machado Pinto, chefe da Unidade de Apoio Psicossocial recebeu a homenagem representando os colegas.

A UFPR também homenageou os artistas, categoria que deu suporte emocional à população durante o período de isolamento social. Vicente Ribeiro recebeu a honra em nome do Grupo de MPB, da Orquestra Filarmônica, da Téssera Companhia de Dança, do Coro da UFPR e da Companhia de Teatro.

Autoridades

Dezenas de autoridades e de convidados participaram da cerimônia remotamente.

Participaram remotamente da cerimônia autoridades do Paraná e do Brasil, além de reitores de universidades de todo o país. Silvana Stoinski representou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Tenente-coronel Marcos Pontes. O Governo do Estado do Paraná foi representado pelo vice-governador, Darci Piana, e pelo Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Aldo Nelson Bona. Maria Silvia Bacila, secretária Municipal da Educação, representou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Eduardo Gomes Salgado, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, e Edward Madureira Brasil, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), também compuseram a mesa de autoridades.

Representantes do poder judiciário assistiram à cerimônia: o desembargador Arion Mazurkevic do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e o juiz federal Rodrigo Kravetz, diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado do Paraná. O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná, Cássio Lisandro Telles, também esteve presente.

Reitores da UFPR de outras gestões também estiveram presentes de maneira remota: Carlos Alberto Faraco, Carlos Augusto Moreira Junior e José Henrique de Faria, além do vice-reitor (2009-2016) Rogério Mulinari.

A cerimônia também foi prestigiada por deputados federais e por deputados estaduais do Paraná. O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, fez uso da palavra durante o evento. Também estiveram presentes vereadores de Curitiba, professores, alunos e servidores técnicos da universidade.

Gestão

A primeira gestão do reitor Ricardo Marcelo e da vice-reitora Graciela foi encerrada nesta terça-feira (15/02). Neste link é possível acessar um resumo das principais ações realizadas pela equipe nos últimos quatro anos.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...