UFPR celebra ano com jantar de confraternização

Zaki Akel Sobrinho, Ocyron Cunha e Rogério Mulinari - Foto: Marcos Solivan

Mais de mil pessoas participaram na noite de terça-feira (17) do tradicional jantar de confraternização da UFPR no Restaurante Madalosso, no bairro de Santa Felicidade. O evento faz parte das comemorações do aniversário da instituição, que completa no próximo dia 19 o primeiro ano após a efeméride do centenário.

“Que o segundo centenário seja abençoado como foi o primeiro, que possamos expandir e manter a excelência acadêmica”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho, que enfatizou o esforço da universidade de criar novos campi em municípios do interior do estado, como Jandaia do Sul e Toledo. “Passaremos a atender rincões do estado que ainda não têm educação superior de qualidade.”

Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor, Rogério Mulinari, ressaltaram que a expansão da UFPR é resultado de um trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica. “A universidade tem muitas linhas já escritas sobre seus primeiros 100 anos. Todos juntos estamos escrevendo as primeiras linhas do segundo centenário”, falou Mulinari.

Reitor Zaki Akel Sobrinho recebe Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Marcos Solivan

Menção Honrosa
Ainda antes de discursar, o reitor Zaki Akel recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná. A Menção Honrosa foi entregue por Everton Diniz, representante do Gabinete do deputado estadual Ney Leprevost, responsável por requerer a honraria. “O deputado tomou essa iniciativa não só pela admiração pessoal e profissional que tem pelo senhor, mas também em nome da entidade que o senhor representa hoje”, disse Diniz.

Reitor da UFPR no período de 1978 a 1982, Ocyron Cunha também esteve presente à confraternização e elogiou o trabalho realizado pelo atual reitor. “Estou muito feliz porque o professor Zaki e sua equipe conseguiram liderar um trabalho maravilhoso, levando nossa querida universidade, com 101 anos, a uma situação realmente privilegiada em âmbito nacional.”

O presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel destacou a importância da universidade no desenvolvimento da sociedade paranaense. “O Paraná seria menos Paraná sem a UFPR”, disse.

Durante jantar de confraternização, equipe festeja 35 anos do curso de Turismo - Foto: Marcos Solivan

Primeiro ano do centenário
Em 2013, a UFPR representada por alunos, técnicos e professores, foi destaque em diversas áreas. Pela primeira vez, uma obra editada pela Editora UFPR ganhou o Prêmio Jabuti, reconhecimento recebido ainda por dois professores do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas. Estudantes do Departamento de Educação Física conquistaram medalhas em diversas competições em modalidades como atletismo, judô, jiu-jitsu, handebol, vôlei e xadrez.

O último ano foi marcado ainda pelos processos de interiorização e internacionalização. Além dos campi fora da capital (Palotina, Pontal do Paraná e Matinhos), a UFPR aprovou neste ano a construção de uma nova estrutura em Jandaia do Sul, no Norte do estado, que deve ser inaugurada em 2014. Já o Município de Toledo, no Oeste, deve receber um curso de Medicina.

Ao todo, 566 alunos da UFPR fizeram parte dos estudos em outros países, enquanto a universidade recebeu 243 estudantes de outras nacionalidades. Hoje, a UFPR mantém convênio com 150 instituições de diversos países em todos os níveis e nos mais diversos campos do conhecimento.

Comemorações
Na continuidade das comemorações dos 101 anos da UFPR, será realizada nesta quinta-feira (19) uma sessão pública do Conselho Universitário, para a qual foram programadas dezenas de homenagens a servidores, estudantes e professores que se destacaram nas áreas esportiva e acadêmica. O evento será realizado às 20 horas, no Teatro da Reitoria.

Durante a cerimônia a família do ex-reitor Carlos Roberto Antunes dos Santos (falecido em julho de 2013) receberá a comenda Victor Ferreira do Amaral. Também está programado o lançamento do livro “UFPR Centenário”, da historiadora Márcia Dalledone Siqueira, que conta um pouco da trajetória do centenário da instituição.

Veja mais fotos do jantar de confraternização.

Célio Yano