UFPR apresentou trabalhos científicos em Simpósio no Rio Grande do Sul

Pesquisas abordavam cultura do morangueiro e das pequenas frutas - Foto: Reprodução

Para atualizar os conhecimentos sobre avanços tecnológicos da cultura do morangueiro e das pequenas frutas, a Embrapa Clima Temperado realizou de 14 a 16 de agosto, o VI Simpósio Nacional do Morango e o 5º Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul, em Pelotas no Rio Grande do Sul.

No encontro foram discutidas soluções para superar as barreiras do setor produtivo, buscando estimular seu desenvolvimento sustentável.
O evento foi voltado a um público diverso ─ produtores, técnicos, empresários, comerciantes e estudantes de graduação e pós-graduação ─ e contou com a presença de 300 participantes.

Os estudantes e professores orientadores da UFPR apresentaram, na forma de resumos científicos, os resultados recentes dos projetos de pesquisa e extensão da Produção Integrada do Morangueiro.

Dos 150 recebidos, doze foram selecionados para apresentação oral, um deles da UFPR. A acadêmica Adélia Bischoff, do curso de Agronomia e bolsista Proext, apresentou o trabalho “Primeiro registro de parasitismo da lagarta da coroa do morangueiro, Duponchelia fovealis (lepidoptera: crambidae) por Apanteles sp. (hymenoptera: braconidae).”

A professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, do Departamento de Patologia Básica da UFPR, ministrou uma conferência sobre uma nova praga da cultura do morangueiro, Duponchelia fovealis. A docente é coordenadora dos Projetos Colhendo bons frutos e Difusão da Tecnologia da Produção Integrada no Paraná.

As demais palestras e painéis debateram o cenário atual e as tendências de mercado dessas culturas. A programação deste ano contou com a participação de palestrantes internacionais, vindos de países como Itália, Chile, Uruguai e Argentina. O próximo Simpósio será realizado em 2016 em Minas Gerais.

Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.