UFPR apresenta exposição sobre benefícios das Florestas

UFPR apresenta exposição sobre Benefícios Florestais no Museu Botânico de Curitiba

Com o objetivo de divulgar a importância do setor de base florestal, que atualmente contribui com cerca de 5% do PIB – Produto Interno Bruto nacional, e da necessidade de preservação do meio ambiente, os cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Engenharia Florestal e o curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPR, em cooperação com a Embrapa Florestas, promovem a 31ª. edição da exposição Benefícios das Florestas e o Desenvolvimento Florestal Sustentável. As atividades são realizadas no Museu Botânico de Curitiba, no Jardim Botânico, de 27 de outubro a 04 de novembro de 2007.

Nessa exposição, serão disponibilizados para os visitantes produtos e informações do setor florestal que caracterizam os benefícios das florestas oriundos da sua conservação e uso sustentável. Sobre o aspecto da conservação, serão evidenciados os seus benefícios ambientais; e sobre o seu uso, a importância da sustentabilidade de florestas nativas e plantadas, assim como as plantações florestais para fins comerciais.

Quem for à exposição vai ter a oportunidade de ver a mostra “Floresta e o Meio Ambiente” resultado de uma parceria entre a Embrapa Florestas, a Universidade Federal do Paraná, a COPLAF – Empresa Júnior de Consultoria e Planejamento Florestal da UFPR e FUPEF – Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, associadas à UFPR, que tem como objetivo divulgar para toda sociedade as inúmeras funções das florestas e as oportunidades de mercado para os seus produtos madeireiros e não-madeireiros.

Além disso, essa mostra coordenada pelo professor e pesquisador Vitor Hoeflich, visa apresentar as oportunidades de manejo de florestas naturais e plantadas e difundir os conceitos, oportunidades e os desafios florestais, minimizando os preconceitos existentes acerca das alternativas sobre a plantação e manejo dos produtos florestais e disseminando as contribuições da comunidade técnico-científica para o desenvolvimento do setor
de base florestal brasileiro.

Fonte: ACS