Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR adota iniciativa inédita para descentralizar compras, economizar recursos e otimizar entregas 

A UFPR está adotando uma nova sistemática para descentralizar as compras de produtos feitas por meio de pregões, economizar recursos públicos e otimizar as entregas de mercadorias.  Trata-se de parceria inédita entre a Diretoria de Apoio aos Campi Avançados, a Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) e o Departamento de Licitações e Contratações (Delic) – nova unidade da Pró-Reitoria de Administração, que abrangeu extinta Central de Compras (Cecom).
Pela nova sistemática, as compras continuarão centralizadas na Gerência de Planejamento e Controle. A diferença é que, a partir de agora, com base nas demandas de materiais de cada um dos campi da UFPR, os lotes dos pregões serão feitos separadamente. Os lotes também poderão incluir a compra de materiais que serão utilizados por vários campi, mas desde que haja proximidade física entre as unidades (os campi do Setor Litoral e do Centro de Estudos do Mar-CEM, por exemplo).
Uma das vantagens da medida é a redução de despesas com fretes e a otimização do processo de entrega das mercadorias. “Muitas vezes, a entrega de produtos comprados para vários campi é feita em Curitiba, mas isso gera custos maiores porque as mercadorias precisam ser entregues no interior do Estado”, explica Helton José Alves.
Por enquanto, em uma fase-piloto que será desenvolvida até o final de 2017, a medida será adotada para itens utilizados para a manutenção da estrutura da UFPR nas suas unidades de Curitiba e do interior. “Se a experiência der certo, será repetida nos anos seguintes”, explica o diretor de Apoio aos Campi Avançados, professor-doutor  Helton José Alves. “O importante é reduzir despesas e garantir que o item esteja disponívelquando necessário”.
Apoio a fornecedores locais
Outro benefício é a possibilidade de fornecedores instalados em cidades próximas aos campi – ou nos próprios municípios onde a UFPR possui unidades – participarem das licitações, o que também contribui para a redução de custos e o incentivo à economia regional. Com este objetivo, no segundo semestre do ano, a UFPR vai visitar as associações comerciais destes municípios incentivando os fornecedores locais a participarem das licitações.  A Universidade possui unidades em Curitiba, Pontal do Paraná (onde está instalado o CEM), Matinhos (o Setor Litoral), Jandaia do Sul,  Palotina e Toledo –
“Esse fomento aumentará a competitividade e reduzirá o preço dos produtos, uma vez que empresas sediadas em localidades mais próximas às unidades do Interior poderão participar das licitações, sem o dever de ter que efetuar entregas também em Curitiba, o que em última análise cumpre regionalmente um dos objetivos da licitação, que é o desenvolvimento nacional sustentável”, disse o diretor do Departamento de Licitações e Contratações da Pró-Reitoria de Administração.
A UFPR já definiu um cronograma para a nova sistemática. Na semana que vem, acaba o prazo para que as unidades façam o levantamento dos materiais de que necessitam. Feito isso, a Diretoria de Apoio aos Campi Avançados terá dois meses para avaliar os pedidos e propor os lotes. Depois, o setor financeiro vai fazer os orçamentos dos produtos. A última fase será a realização dos pregões.
Campanha
A nova sistemática é parte de um conjunto de medidas que estão sendo tomadas pela Reitoria para otimizar os recursos públicos e reduzir despesas em todas as áreas,  inclusive gastos com água, energia elétrica e telefone. A Universidade desenvolve uma campanha que que convida toda a comunidade acadêmica a participar desse esforço, na fase 3 da Campanha #Valoriza UFPR.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...