UFPR abre inscrições para alunos de outras universidades

É a terceira etapa do PROVAR – Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes da Universidade que selecionará alunos de outras universidades públicas ou particulares do Brasil ou do exterior para transferência para um mesmo curso de graduação e técnico ou curso aceito nos diversos campi da UFPR e Escola Técnica da UFPR. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 25 de julho e as provas ocorrerão no dia 3 de agosto. A seleção inclui além das provas a análise de documentação acadêmica.

Neste ano o PROVAR oferta 838 vagas nos cursos de graduação e 22 no ensino técnico. Edital completo com a disponibilidade das vagas será publicado no site da Pró-Reitoria de Graduação – www.prograd.ufpr.br – também no dia 23 de junho. Os cursos que deverão contar com maior concorrência são: Administração, que disponibilizará nove vagas diurnas e duas noturnas; Direito, com sete diurnas e três noturnas e Medicina, com apenas uma vaga. As graduações que ofertarão mais vagas são Ciências Econômicas com 54, Engenharia Civil com 24 e Bacharelado em Ciência da Computação com 29 vagas.

Sobre o PROVAR – O PROVAR disponibiliza as vagas ociosas geradas por alunos que desistem de estudar ou cancelam seu registro na Universidade. O processo de ocupação inicia com uma primeira etapa, quando a prioridade de ocupação é para os alunos da própria UFPR que queiram mudar de turno ou de habilitação dentro de um mesmo curso da UFPR. Após, ofertam-se 50% das vagas que restaram para mudança de campus por escore e reopção de curso, também por escore, para alunos também da UFPR e os outros 50% para a terceira etapa, que começa na próxima segunda-feira.

MUDANÇAS PARA 2009 – O processo já teve várias resoluções que visaram seu aperfeiçoamento a cada ano ofertado. No processo em curso, a resolução é a mesma desde 2006 e que selecionará neste ano os estudantes que ingressarão na instituição em 2009. Para o PROVAR 2009/2010, a pró-reitora de Graduação Rosana Albuquerque de Sá Britto adianta que haverá mudanças. Uma nova resolução deverá fixar cargas horárias mínimas e máximas que os candidatos poderão ter cursado para poder se habilitar a uma das vagas. Isso vai ajudar as coordenações de cursos a fazer um melhor aproveitamento das vagas ociosas. Para 2009 também o critério das equivalências será alterado, no qual o aluno aprovado terá as disciplinas equivalentes consideradas sem o cadastramento de notas obtidas na instituição de origem. As notas são responsáveis pelo IRA – Índice de Rendimento Acadêmico do aluno. “O critério será mudado em razão de que as notas de uma instituição podem não ter a mesma significância em outra”, expõe Rosana.

COMBATE À EVASÃO – “É importante salientar que o PROVAR é um paliativo e não uma solução para combater a evasão”, defende Rosana, lembrando de outras iniciativas de combate à evasão na UFPR. Ela exemplifica com o processo seletivo estendido do Vestibular para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística, que mostra resultados positivos. Em 2005, ano anterior à implantação do processo estendido, o PROVAR da época ofertava 40 vagas ociosas e o no deste ano, apenas 12. Matemática Industrial também reduziu de 53 vagas na mesma época para apenas cinco no atual processo.

BOLSAS – O combate à evasão será atacado também com uma nova forma de orientação acadêmica: já foram aprovadas 120 bolsas na graduação destinadas a alunos tenham bom desempenho nas disciplinas e que queiram trabalhar como orientadores dos próprios colegas em aulas inidividuais de recuperação de conteúdo. Edital para seleção desses bolsistas sairá em agosto. “ A PROGRAD sempre teve essa idéia, mas faltavam recursos. Com o REUNI, garantimos recursos para essas bolsas e também para novas bolsas para alunos do Mestrado e Doutorado que também queiram atuar na orientação de alunos da Graduação”, conclui Rosana.

Aula na UFPR
Foto: Izabel Liviski