Trabalho sobre a educação da criança pela família ganha Prêmio Capes de Teses

A tese de doutorado “Pais e filhos na província do Paraná: Uma história da educação da criança pela família”, defendida por Juarez José Tuchinski dos Anjos, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, venceu o Prêmio Capes de Teses 2016 na categoria Educação. A tese premiada foi orientada pela professora Gizele de Souza.

Juarez conta que ao começar a pesquisa de doutorado, em 2011, percebeu que o tema que desejava pesquisar era praticamente inédito na historiografia, tanto nacional como internacional. E à  medida que foi analisando as fontes históricas escolhidas –  correspondências familiares, memórias,  cartas pastorais, relatos de viajantes, fotografias –, ele percebeu que o tratamento a ser dado ao tema teria de ser mais complexo do que inicialmente supunha.

“Acabei dividindo a tese em três livros, cada um deles abordando uma questão específica que, no diálogo com as demais, ajudaria a responder o problema central (a tese propriamente dita) da pesquisa”, diz.  “Inicialmente, precisei compreender o que se entendia por educação no século XIX, ou melhor, o que pais e mães faziam quando acreditavam estarem educando seus filhos.” Esse foi o tema do primeiro livro da tese.

No segundo livro da dissertação, a abordagem foi sobre a educação da criança pela família como um objeto de uma grande disputa no século XIX entre o Estado Imperial e a Igreja Católica, e produziu três concepções em competição, sobre como é que pais e mães deviam educar seus filhos: a concepção regalista, a concepção liberal e a concepção ultramontana.

Por fim, no terceiro livro, a conclusão que determinadas famílias paranaenses, dialogando com tais concepções e delas se apropriando, produzindo sentidos e significados particulares, educavam seus filhos, atendendo tanto às expectativas sociais em torno dessa educação quanto às suas possibilidades e interesses.

Juarez nasceu e foi criado na histórica cidade da Lapa, e conta que  olhando retrospectivamente, acredita que o fato de ter nascido e vivido em um lugar tão impregnado por histórias e memórias influenciou na decisão de se tornar um historiador de ofício. Ele deixou a Lapa, o Paraná, a UFPR e foi acolhido na Universidade de Brasília (UnB), para lecionar história da educação e história da educação brasileira, no Departamento de Teorias e Fundamentos.

Sobre o Prêmio

“Não é fácil no Brasil realizar um doutorado, sobretudo quando se vem de uma família pobre – como é o caso da maioria das famílias do nosso país e da minha em particular”, diz Juarez.  Ele conta que ao ganhar o prêmio alegrou-se e sentiu-se realizado não apenas por ter escrito um trabalho que foi considerado o melhor da área de Educação no Brasil: “Foi como se eu estivesse, de alguma forma, fazendo jus ao povo brasileiro por tudo o que me foi proporcionado ao longo dos meus anos de formação na UFPR, prestando contas do investimento que cada trabalhador e trabalhadora do nosso país, mesmo sem saber, fez em mim”, afirma.

Mais um prêmio

A UFPR também foi agraciada com o Prêmio Capes de Teses na área de Letras/ Linguística, em que foi vencedora a tese “Texto e imagem: A ilustração literária de Poty Lazzarotto”, defendida por Fabrício Vaz Nunes no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFPR, sob a orientação da professora Patrícia da Silva Cardoso.

Leia mais sobre essa tese aqui.