Trabalho realizado na UFPR é um dos mais acessados em revista científica internacional

Um artigo baseado na dissertação de Mestrado em Educação Física de Leslie Persch na Universidade Federal do Paraná é o segundo em número de ‘downloads’ da revista Clinical Biomechanics, uma das mais respeitadas revistas do mundo de Biomecânica Clínica. O trabalho é um indicativo de prescrição de atividades físicas para a terceira idade.

O professor do Departamento de Educação Física da UFPR André Rodacki, que também assina o artigo, explica que o trabalho demonstra a possibilidade de reverter ou reduzir os efeitos do envelhecimento com determinados exercícios de musculação. “Nosso objetivo foi diminuir o índice de quedas, que são uma das principais causas de morte na terceira idade”, conta o professor.

A pesquisa foi feita em um dos vários projetos do Centro de Educação Física e Desportos da UFPR oferecidos gratuitamente à comunidade. Foi estipulado um programa de treinamento de musculação com pesos. O resultado trouxe uma reversão do padrão senil de caminhada, atingindo um padrão mais próximo das pessoas jovens.

A repercussão do trabalho foi bastante positiva e o artigo ocupa o segundo lugar dentre os mais baixados da revista desde o início do ano. O site da revista é http://www.elsevier.com/wps/find/journaldescription.cws_home/30397/description#description.

Capa da Revista Clinical Biomechanics

Fonte: Simone Meirelles