Trabalho dos laboratórios da UFPR não pára nem mesmo no período de férias

Um bom exemplo é o do Laboratório de Química Bioinorgânica, do Departamento de Química, no Centro Politécnico, onde uma equipe de 30 pessoas não pára. “Trabalhamos tanto quanto no período letivo”, garante Jaísa Fernandes, uma das professoras responsáveis. “Paramos apenas por quinze dias, entre o Natal e o Ano Novo. Isso porque quem faz pesquisa com financiamento não pode e não deve parar. A pesquisa, independente do tema, é uma coisa que não tem calendário.E essa é uma das épocas mais produtivas porque temos os professores mais livres para dar atenção ao alunos, também mais disponíveis sem as aulas”. A professora explica que este também é um período no qual se encerram as datas limites para a apresentação de trabalhos em Congressos.

O laboratório que possui várias patentes na área dos catalisadores – inclusive um para a produção de biodiesel – trabalha com a preparação de compostos que envolvem a presença de metais e constituintes orgânicos que podem ser empregados em diferentes aplicações, incluindo a catálise de reações.

MINERAIS E ROCHAS – Prestando serviços para a comunidade externa, o LAMIR – Laboratório de Análises de Minerais e Rochas é outro que não pode parar. Localizado do Departamento de Geologia, no Setor de Ciências da Terra, o LAMIR, além de atender os alunos de Mestrado e Doutorado, também realiza pesquisas para grandes empresas como é o caso da Petrobrás.

A equipe toda tem cerca de quinze pessoas, incluindo funcionários da FUNPAR e estagiários. “Mantemos o mesmo ritmo em todas as épocas do ano”, garante Elisiane Roper Pescini, técnica do laboratório. “Os recursos gerados com prestação de serviços para clientes externos mantém os equipamentos e os produtos utilizados nas pesquisas. Nossa finalidade é conhecer os materiais, analisando a sua composição química, resistência, cor de queima, entre outras propriedades. Cada cliente tem uma necessidade para uma determinada aplicação e como o trabalho deles não pára, também não paramos o nosso.”

COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – “Só de bolsistas temos 40 trabalhando. Isso sem contar os alunos de mestrado”, contabiliza o professor Luiz Carlos Erten de Bona, um dos pesquisadores do C3SL – Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR. “Essa é uma época em que podemos aproveitar melhor o tempo para monitorar nossos bolsistas e de realizar todas as atividades que exigem mais atenção e tempo.”

Responsável pela administração da Biblioteca Digital, o C3SL também aproveita o período de férias para executar as paradas necessárias para a atualização e manutenção do sistema.

Entre outros projetos em andamento no C3SL estão: o desenvolvimento de um modelo de administração remota da rede escolar pública do Paraná; a criação de uma forma de reduzir em até 40% o custo com equipamentos de laboratórios de informática e o desenvolvimento de um servidor de xadrez na Internet que será utilizado para ensinar xadrez em todas as escolas brasileiras.

Pesquisadores em atividade no Laboratório de Química Bioinorgânica
Foto: Arquivo Laboratório