Téssera: 25 Anos de Dedicação à Arte

“Acredito que a formação de um artista se faz necessária através de uma bagagem de conhecimento”. A reflexão é do diretor artístico da Téssera – Companhia de Dança da UFPR, Rafael Pacheco, sobre o projeto do Curso de Dança Moderna – um trabalho paralelo que também integra a Unidade de Dança Moderna da UFPR, realizado atualmente com 120 alunos, incluindo crianças a partir dos nove anos de idade.

“O Curso, de caráter extensionista, está instalado no mesmo espaço físico da Téssera”, explica Pacheco. O projeto, cujo principal objetivo é o ensino da Arte tem ainda um caráter social porque é aberto à comunidade, continua. A idéia nasceu, tomou forma de projeto e foi concretizada em 1988. Desde então, o direcionamento do aprendizado da dança nesse segmento tem vistas à profissionalização e até ao ingresso na Companhia de Dança da UFPR. Hoje, os alunos se dividem em quatro turmas, são 60 crianças entre nove e 13 anos, mais de 40 adolescentes de 14 a 18 anos e 20 adultos. A carga horária do curso soma 1.682 horas, cerca de seis anos em média para conclusão, informa o diretor.

A partir dos 14 anos os adolescentes já entram na fase teórica do curso e têm contato com disciplinas como História da Dança, História da Arte Aplicada à Dança, Teoria e Análise do Movimento, Anatomia Aplicada à Dança, Elementos de Música e Sonoplastia, além de outras matérias. Realizado por cinco professores o trabalho visa, sobretudo, romper com o convencional estabelecendo um código estético original na produção coreográfica, medida que valoriza sempre a criatividade dos integrantes, lembra Pacheco.

Téssera

“Vi, gostei e fiquei”, disse a bailarina Juliana Regina Virtuoso que integra a Téssera há mais de três anos. Juliana, que é natural de Cascavel, concluiu sua formação em Ballet Clássico pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná. Logo que tomou contato com a Companhia foi imediatamente contagiada pela mágica do trabalho desenvolvido. “Esse foi o diferencial pelo qual me senti atraída”, lembra Juliana.

Foi difícil no início, mas romper com o tradicional foi o primeiro passo da bailarina na proposta de abraçar efetivamente a Dança Contemporânea, lembra. Iniciando sua a caminhada, em seguida, Juliana identificou-se com os propósitos da Téssera, unindo esforços para atingir um resultado único: falar com o corpo como no teatro e desenvolver a capacidade de improvisar, novas receitas para a bailarina na época.

Téssera, palavra de origem grega que faz referência aos quatro elementos da dança: espaço, tempo, forma e movimento. Integrando a Unidade de Dança Moderna da UFPR desde 1981, recebeu essa denominação em 1999. Através da dança, o trabalho da equipe é fundamentado em diferentes linhas de pesquisa baseadas na contemporaneidade, completando este ano seus 25 anos de atividades. Nesse percurso, a Companhia já conquistou diversos prêmios nos mais importantes festivais de dança do País.

Fonte: Sonia Loyola