Tecnologia de Biocombustíveis é ofertada pela UFPR em Palotina

Entre as opções de cursos ofertados pela UFPR está Tecnologia em Biocombustíveis, pioneiro no Brasil. Os biocombustíveis estão na pauta do planeta atualmente, devido ao seu impacto ambiental mínimo quando comparado a outras fontes de energia.

Segundo a coordenadora do curso, Leda Colpini, o mercado para o profissional que se formar nessa área está em franca expansão. “O governo do Paraná pretende instalar 100 indústrias de biodiesel”, adianta a professora, o que deverá ampliar ainda mais esse mercado. O profissional formado pelo curso será qualificado para atender demandas nas áreas de planejamento, produção, pesquisa e desenvolvimento.

O curso é ofertado no campus Palotina e existe desde 2008. Com duração de três anos e meio, dispõe de 40 vagas para o primeiro semestre e 40 para o segundo e após o terceiro período o aluno já pode se inserir no mercado de trabalho. “Estou achando o curso ótimo e acredito que o mercado de trabalho tenha muitas possibilidades” declara a estudante Laís Buttine de 18 anos.

Quem procura o estande na feira está buscando informações sobre a atuação profissional e sobre o foco do curso. Interagindo com os estudantes do curso, Marcos Antonio Ferronatto, 17 anos, descobriu que a colocação do mercado de trabalho é fácil para os acadêmicos. “As indústrias vão até o campus e procuram os alunos para trabalhar nessas empresas”, disse ele. Marcos está com dúvidas sobre em qual curso se inscrever – está entre Biocombustíveis e Biotecnologia – decisão que tomará o próximo dia 30, quando encerram as inscrições ao Vestibular 2009/2010 da UFPR.

Estande de Biotecnologia na UFPR Cursos e Profissões
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Dalane Santos e Patrícia Herman (bolsistas)/Leticia Hoshiguti (Orientadora)