Tecnologia Ambiental abre laboratório à comunidade acadêmica

Além de publicados artigos científicos em periódicos internacionais e conquistado o prêmio de melhor trabalho apresentado no ICTR 2004 – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável e NISAM – Ciclo de Conferência sobre Política e Gestão Ambiental, o laboratório obteve seis pedidos de depósitos de patentes de invenção.

A cerimônia de inauguração aconteceu no Salão Nobre do Setor de Tecnologia, com a presença da reitora em exercício Maria Tarcisa Silva Bega; do promotor de Justiça da área do Meio Ambiente em Curitiba, Sérgio Luiz Cordoni; do presidente da COHAB de Curitiba, Valdemir Soares – representando o Deputado Federal e Presidente do PL/PR, Oliveira Filho. Também estiveram presentes os professores do Setor de Tecnologia.

Início – O LTA foi criado em 2002, desmembrando-se do LEA – Laboratório de Eletroquímica Aplicada, com o objetivo de formar pesquisadores e apoiar o desenvolvimento de pesquisa científica e aplicada, prestar assessoria em gestão ambiental empresarial –principalmente nas áreas de tratamento de efluentes e resíduos industriais por técnicas limpas, além do processamento de resíduos químicos industriais e laboratoriais. O suporte técnico-administrativo para a gerência de projetos e prestação de serviços à comunidade é garantido através de convênio com a FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná.

A demanda por pesquisas na área de resíduos industriais tende a aumentar na medida em que a implementação de leis e normas ambientais vem se tornando cada vez mais restritiva e a criação de mercados cada vez mais competitivos vem exigindo que as empresas sejam mais eficientes na questão ambiental. O principal objetivo do LTA é manter a comunidade acadêmica atualizada com as tendências mundiais e buscar uma atuação mais eficiente e inovadora na proteção do Meio Ambiente, concentrando seus esforços na institucionalização de ações de prevenção à poluição.

Clientes – A clientela é formada por empresas privadas, estatais e órgãos de apoio à pesquisa e desenvolvimento. As soluções realizáveis para o meio ambiente desperta o interesse de empresas do Canadá, Estados Unidos e Dinamarca. No Brasil, A Renault já está fechando um acordo com o LTA para a solução de resíduos e posteriormente pretende levar a experiência para a França.

Cerimônia de Abertura do Laboratório de Tecnologia Ambiental
Foto: Rute Marques