Técnicos administrativos participarão, em março, da Avaliação de Desempenho

Os servidores técnico-administrativos da UFPR participarão, no período de 22 a 31 de março, da Avaliação de Desempenho 2010. Todos os integrantes da categoria deverão participar do processo, mesmo os que estejam no período de férias ou em licença (maternidade, estudo, interesse particular, acompanhamento de cônjuge, assistência familiar, tratamento de saúde ou qualquer outro afastamento).

A participação dos servidores neste processo de avaliação, explica a pró-reitora da Progepe, Laryssa Martins Born, “é de suma importância, pois as opiniões manifestadas embasarão as políticas institucionais com relação às melhorias no ambiente de trabalho. Contribuirão, por exemplo, com sugestão de cursos a serem ofertados visando o melhor desempenho de suas funções”.

Marinez da Silva, chefe da Unidade de Avaliação da Progepe, esclarece que a Avaliação de Desempenho traz benefícios não apenas no âmbito coletivo, mas também no individual, já que propicia ao servidor obter progressão por mérito profissional, ou seja, acréscimo de um padrão de vencimento na carreira. Ressalta também “que as progressões por mérito profissional são concedidas a cada 18 meses de efetivo desempenho, portanto, varia de servidor para servidor, de acordo com o mês em que completa o período de interstício”.

Para que nenhum servidor deixe de usufruir desse direito, a chefe da UA solicita especial atenção das chefias imediatas. Ela solicita para que seja feita uma ampla divulgação do período da Avaliação de Desempenho, junto a sua equipe de trabalho (principalmente os servidores do Hospital de Clínicas, que trabalham em regime de turnos).

Marinez esclarece que o processo ocorrerá de forma on line (site da Progepe), como nos anos anteriores. Ao iniciar o preenchimento da Avaliação 2010 é importante que o servidor observe atentamente os dados cadastrais e, caso hajam mudanças, “deverá atualizá-las, para corrigir possíveis divergências de informações e para agilizar contatos futuros”, esclarece a dirigente.

Para fazer as alterações, basta acessar o site http://www.progepe.ufpr.br/formularios/atualizacao_cadastral.pdf, preencher somente os dados que devem ser alterados, imprimir a ficha, assinar e anexar a ela os comprovantes das alterações realizadas (por exemplo, endereço, fone, escolaridade/diplomas, mudança de lotação e função, entre outros).

Em seguida, o técnico administrativo deve abrir processo no SIE, em sua unidade de lotação, e enviá-lo, por malote, para a Unidade de Registros Funcionais e Cadastrais/DAP/PROGEPE. Marinez da Silva esclarece que “a atualização da lotação será de fundamental importância para os próximos processos avaliativos”.

A Unidade de Avaliação da Progepe espera novamente atingir a participação maciça dos servidores na realização da Avaliação, assim como ocorreu no ano passado, quando 97% da categoria manifestaram suas opiniões e apresentaram sugestões acerca das questões de diagnóstico.

Fonte: Celsina Alves Favorito