Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sucom lança ebook sobre entrevista online com presença de jornalista referência em divulgação científica

Uma nova forma de diálogo entre a universidade e a imprensa é o tema do primeiro ebook da série Media Training, uma produção da Superintendência de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Paraná (Sucom/UFPR) para pesquisadores e gestores da instituição. O material trará informações e dicas sobre entrevistas na modalidade remota/on-line, popularizadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Para o lançamento, jornalistas da Sucom recebem Luiza Caires, editora de mídias socais na Universidade de São Paulo (USP) e divulgadora da ciência com grande engajamento nas redes sociais.

O lançamento será realizado nesta terça-feira (1º) às 19h15, no YouTube, com a possibilidade de os interessados interagirem com os jornalistas da Sucom via chat, trazendo dúvidas e debates sobre divulgação científica e o papel dos cientistas e dos jornalistas em um momento de crise. A ideia é possibilitar mais um canal de aproximação entre gestores, líderes e pesquisadores da universidade com as ferramentas de comunicação disponibilizadas pela Sucom. “Com este primeiro ebook, seguimos trabalhando para aproximar ciência e sociedade por meio do trabalho da comunicação e suas múltiplas potencialidades”, registra o superintendente Carlos Alberto Martins da Rocha.

Rocha lembra que as ferramentas foram aperfeiçoadas no regime de trabalho remoto, com novas rotinas e também com novos produtos desenvolvidos pela Sucom. Segundo Luiza Caires, convidada para falar sobre a relação entre cientistas e jornalistas e sobre como esse processo de mediação entre universidade e imprensa é socialmente relevante, o jornalismo ajuda a dar visibilidade à ciência. “Você tem que estar sempre presente e, para isso, a população tem de saber o que a ciência faz. Essa é uma razão bem instrumental, existem muitas outras”, afirma.

A proposta é que outros manuais sejam publicados ao longo dos próximos meses, com ênfase nas mais variadas mídias, como o rádio. “Muito da nossa inserção na mídia nos últimos meses foi potencializada pela colaboração dos pesquisadores e gestores que aceitaram gravar vídeos e áudios para que pudéssemos disponibilizá-los à imprensa, respeitando as recomendações de distanciamento social. Essa colaboração mostra uma inclinação ao diálogo e nós queremos aproveitar isso para melhorar ainda mais esse trabalho de mediação com a sociedade”, destaca a jornalista Amanda Miranda, co-autora do manual, assinado também pelos jornalistas André Filgueira (organizador) e Jéssica Tokarski.

Ative o sininho e não perca o programa:

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...