Solenidades comemorativas aos 97 anos da UFPR começam hoje

Serão concedidos títulos de professor Emérito aos pesquisadores Frederico Brandini, do Centro de Estudos do Mar, Heinz Dieter Oskar Fill, da Tecnologia e os médicos Gerson de Sá Tavares Filho, Affonso Antoniuk e Luiz Carlos Sobânia, do Setor de Saúde. Trata-se do reconhecimento pelas atividades que eles desenvolveram e ainda realizam pelo crescimento da ciência e também da UFPR.

Na solenidade, presidida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e com a participação de todos os integrantes do Conselho Universitário, também será entregue o título de doutor “Honoris Causa” ao professor José João Espíndola da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador da área de Engenharia Mecânica, é autor de 29 trabalhos científicos e criador do primeiro Laboratório de Vibrações e Acústica do Brasil, hoje mais importante centro de pesquisa na área. Na cerimônia também será apresentado o relatório de atividades realizadas em 2009 na UFPR. Os participantes também assistirão a apresentações dos grupos artísticos.

Na terça-feira, dia 15, às 10 horas, será a vez de homenagear os servidores aposentados. Um grupo de funcionários técnicos administrativos e professores receberá diplomas alusivos aos 97 anos da UFPR, numa solenidade no auditório da Progepe.

OBRAS PARA O MUSA – Ainda como parte das comemorações, na quinta-feira, dia 17, às 15h30, no hall da Reitoria será realizada a solenidade de doação de quatro obras de artistas paranaenses para o MusA (Museu de Arte da UFPR, localizado no Prédio Histórico da Praças Santos Andrade). São telas de Eliane Prolik, Tattiana Stropp, Uiara Bartira e Mazé Mendes.

O comunicado oficial da criação de sete novos cursos de Pós-Graduação será outra atração da solenidade. A partir de 2010 a UFPR ofertará vagas para Mestrado em Comunicação, Educação em Ciências e Matemática, Engenharia de Produção, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Fisiologia. Em nível de doutorado serão dois cursos, Enfermagem e Matemática Aplicada. Ainda nesta solenidade haverá o lançamento de um caderno sobre as atividades desenvolvidas pela Coordenação de Políticas de Formação de Professores da Prograd. A publicação tem a finalidade de divulgar na comunidade universitária, as sugestões , atividades e projetos realizados pela Pró-Reitoria.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Na sexta-feira, dia 18, o reitor Zaki Akel Sobrinho e pró-reitores participam de uma audiência pública no hall da Reitoria. Será uma oportunidade da comunidade universitária apresentar sugestões e também as reivindicações diretamente aos dirigentes. Esse encontro será das 14h30 às 16h30.

PARANAGUÁ – Os festejos dos 97 anos da UFPR terminam em Paranaguá, na sexta-feira, dia 18, às 19 horas. Será a reinauguração do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) que ficou fechado durante dois anos para restauro. Construído em 1750, o Museu teve toda a parte hidráulica e elétrica refeita. Também foi trocada a iluminação, instalados sistemas de segurança e de proteção contra incêndio e um elevador, para permitir o acesso de pessoas com deficiência. Com um custo de R$ 2,8 milhões, a UFPR recebeu apoio para as obras da Copel, BNDES e Caixa Econômica Federal e Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), através da Lei Rouanet. Para a diretora do Museu, professora Ana Luiza Sallas, devolver o Museu à comunidade de Paranaguá é um privilégio. O MAE reabre com uma mostra de peças do acervo próprio. A partir do próximo ano serão montadas grandes exposições com a finalidade de atrair um público de 40 mil pessoas por ano.

Convite para os festejos dos 97 anos
Foto: Paixão