Sob chuva, vestibular da UFPR tem 96,2% de comparecimento no 1º dia da 2ª fase

Dos 14.668 candidatos convocados, 14.112 compareceram; os faltantes somaram 556 (3,8%).

A chegada dos candidatos aos locais de prova foi marcada por uma chuva intensa, tanto em Curitiba quanto em Palotina. Houve congestionamentos em algumas regiões da capital paranaense, onde as provas foram aplicadas em 14 locais diferentes.

Os portões fecharam pontualmente às 13h30.

Neste domingo foi aplicada a prova de compreensão e produção de textos. Comum a todos os candidatos, esta avaliação teve cinco questões discursivas. O período de resolução da prova vai das 14 às 18h30.

A íntegra da prova será disponibilizada por volta das 19h30 pelo Núcleo de Concursos da UFPR, no endereço www.nc.ufpr.br.

Segundo o coordenador do núcleo, Raul von der Heyde, a UFPR prevê divulgar o resultado final de seu vestibular no dia 14 de janeiro. ‘A chuva atrapalhou um pouco, houve congestionamentos em bairros como o Tarumã e o Jardim Botânico, mas isso não comprometeu [o processo seletivo]’, informou Raul. ‘Não houve incidentes graves.’

No Setor de Ciências Agrárias, ao menos dois estudantes chegaram após o fechamento dos portões e não fizeram a prova. Também houve alguns casos de candidatos que, munidos do comprovante de ensalamento da primeira fase, se dirigiram para locais errados.

Duas pessoas internadas com catapora fizeram a prova no Hospital de Clínicas da UFPR.

‘Mesmo com chuva, o comparecimento foi alto, dentro da média histórica’, observou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que agradeceu o trabalho dos servidores envolvidos na organização e execução do processo seletivo. ‘Vale lembrar que parte das vagas serão preenchidas através do Sisu, o que é inclusive uma segunda oportunidade para os candidatos que eventualmente não passarem no vestibular.’

Provas específicas

Nesta segunda-feira (6), os candidatos farão uma ou duas provas específicas, conforme cada curso.

Das 95 opções de cursos da UFPR, 50 exigem pelo menos uma prova específica. Para as demais 45, a segunda fase se resume a apenas um dia de avaliação. Em razão disso o número de locais de prova nesta segunda-feira cai para nove em Curitiba.

As provas específicas são as seguintes: física, matemática, química, biologia, geografia, história, sociologia e filosofia. Cada uma delas tem dez questões discursivas.

Como no ano passado, as provas objetivas da edição 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) representam 10% da nota final dos candidatos.

Mais vagas

Dos cerca de 43,8 mil candidatos inscritos no vestibular da UFPR, pouco mais de 40 mil (91%) compareceram à primeira fase, realizada em 14 de novembro.

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular. As demais 524, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério de Educação.

Um edital a ser lançado em janeiro pelo Núcleo de Concursos irá normatizar esse preenchimento de vagas através do Sisu, sistema que tem como base exclusivamente as notas do Enem.

O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas.

Em três anos, o total de vagas noturnas cresceu 96%, de 978 para 1.914.

Mais fotos aqui

O que os candidatos devem levar para fazer as provas:

• documento de identidade;

• comprovante de ensalamento;

• caneta esferográfica com tinta preta, escrita grossa;

• lápis ou lapiseira e borracha.

O que é proibido aos candidatos

• Manter em seu poder relógios, armas e aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo acomodá-los no saco plástico fornecido pelo aplicador para esse fim. O candidato que estiver portando qualquer desses instrumentos durante a realização da prova será eliminado do processo seletivo;

• Usar bonés, gorros, chapéus e assemelhados;

• Alimentar-se dentro da sala de prova, devendo aqueles que necessitarem fazê-lo por motivos médicos solicitar ao aplicador de provas o seu encaminhamento a sala de inspeção;

• Comunicar-se com outro candidato, usar calculadora e equipamentos similares, livros, anotações, réguas de calculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

Prova de Habilidade Especifica – Arquitetura e Urbanismo
Para esta prova, os candidatos deverão trazer: lápis ou lapiseiras com grafites de diferentes graus de dureza (preferencialmente da serie B), borracha, lápis de cor ou outro tipo de marcadores a base de água, lixa ou estilete para apontar lápis, esfuminho e/ou algodão utilizado para dar efeito de luz e sombra, lenços de papel para limpar as mãos.

Prova de Habilidade Especifica – Design
Para esta prova, os candidatos deverão se apresentar munidos do seguinte material: lápis ou lapiseiras com grafites 2B, 4B e 6B, borracha plástica branca, caixa de lápis de cor (mínimo de 6 cores), marcadores (canetas do tipo ponta porosa) coloridos (minimo de 6 cores) e caneta esferográfica preta.

Locais de prova do 2º dia da 2ª fase do vestibular da UFPR

Jardim Botânico

UFPR – Campus Palotina
R Pioneiro, 2153