Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sistema de Bibliotecas da UFPR tem o maior índice de satisfação entre a comunidade acadêmica

Diversas obras raras também estão disponíveis no acervo do Sistema de Bibliotecas. FOTO: Leonardo Bettinelli/ACS
Diversas obras raras também estão disponíveis no acervo do Sistema de Bibliotecas. FOTO: Leonardo Bettinelli/ACS

Entre mais de 30 itens avaliados em pesquisa interna conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UFPR (CPA) durante 2014, o Sistema de Bibliotecas (SiBi) aparece com a maior porcentagem de satisfação entre alunos, técnicos e professores que deram sua opinião sobre a Universidade: 70% acham o sistema bom ou excelente.

Com 20 bibliotecas físicas que atendem todos os campi da UFPR, na capital e no interior, o acervo geral do SiBi engloba ainda todo um repositório virtual, composto pelas bibliotecas digitais de Teses e Dissertações, Periódicos, Especialização, Graduação, Eventos Científicos, Imagem e Som, além do material disponibilizado pelo Programa de Recursos e Práticas Educacionais Abertas (REA Paraná).

No total, são mais de 410 mil títulos impressos, multimídia e online: livros, dicionários, manuais, enciclopédias, teses, dissertações, monografias, periódicos, CDs, DVDs, fitas de vídeo e cassete, folhetos, mapas, testes psicológicos, partituras, slides, filmes, gravuras, apostilas, fotografias, normas e desenhos técnicos. Para disponibilizar esse acervo à comunidade acadêmica, servidores e bolsistas do Sistema viabilizam uma média de 260 mil empréstimos por ano e o repositório digital registra quase 100 milhões de acessos nesse período.

Notebooks também podem ser emprestados pelo SiBi, por meio de parceria com o programa de assistência estudantil da Universidade. FOTO: Ana Assunção
Notebooks também podem ser emprestados pelo SiBi, por meio de parceria com programa de assistência estudantil da Universidade. FOTO: Ana Assunção/ACS

A avaliação
Para chegar a índices de satisfação como esse do SiBi, a CPA organiza anualmente uma pesquisa de autoavaliação institucional, em que estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, docentes e público externo podem acessar um questionário online e dar sua opinião. Pela metodologia, quanto maior for a amostragem (questionários respondidos), maior a confiabilidade estatística das conclusões.

O objetivo é identificar os pontos fortes e fracos da UFPR, conhecer a opinião da comunidade acadêmica e da sociedade, bem como propor melhorias sobre os serviços prestados pela Universidade. São avaliados dez aspectos, orientados pelas dimensões e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): PDI e Missão; Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão; Responsabilidade Social; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal; Organização e Gestão; Infraestrutura; Planejamento e Avaliação; e Sustentabilidade Financeira.

A pesquisa deste ano ficará aberta para participação durante todo o mês de outubro. O questionário foi desenvolvido de modo a facilitar e agilizar a colaboração das pessoas, permitindo que a avaliação completa seja concluída em menos de 12 minutos. Quando disponível, o acesso à pesquisa poderá ser feito pelo próprio site da CPA.

Leia também:

Inaugurada 20ª unidade do Sistema de Bibliotecas da UFPR

Sistema de Bibliotecas lança sistema de busca Integrada ao Acervo UFPR

Alunos poderão fazer empréstimo de notebook em bibliotecas

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...