Sinfônica do Paraná faz homenagem ao centenário da UFPR

Orquestra Sinfônica do Paraná terá regência de Marcio Steuernagel - Foto: Douglas Fróis

A Orquestra Sinfônica do Paraná fará um concerto em homenagem ao centenário da Universidade Federal do Paraná nesta sexta-feira (28), às 20 horas, no Teatro da Reitoria. A regência é do maestro da Orquestra Filarmônica da UFPR, Marcio Steuernagel. A entrada é gratuita.

A maior parte das obras do programa foi escrita especialmente para as comemorações do centenário da UFPR. Na abertura, Terra Incognita, de Flíblio Souza, obra vencedora do “1° Concurso Nacional de Composição” promovido pela UFPR, Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, em 2011, durante a I Bienal Música Hoje.

Em seguida, a primeira audição no Brasil de Escapade II, da compositora suíça Heidi Baader-Nobs, que escreveu a obra em 2009 a pedido de Egidius Streiff. De Maurício Dottori, compositor e professor da UFPR, será apresentada “A Rosa Trimegista, aberta ao mundo”, peça inspirada no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade.

Na mesma noite, haverá também a estreia do Concerto Nº 2 para violino e orquestra, de Harry Crowl, diretor artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR. A obra é dedicada ao violinista suíço Egidius Streiff, que fará o solo.

Maestro
Marcio Steuernagel é regente titular da Orquestra Filarmônica da UFPR e maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Paraná. Recebeu em 2005 o primeiro prêmio no Concurso Nacional de Composição Michel Debost; em 2007, o Prêmio Funarte pela obra À Margem Oeste deste Mar Eterno, na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Também foi selecionado no Prêmio Funarte de Composição Clássica (2010) para a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Em 2011, foi Diretor Executivo da I Bienal Música Hoje, evento internacional de música contemporânea em Curitiba.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná ─ Homenagem ao Centenário da UFPR
Dia: 28 de setembro (sexta-feira)
Hora: 20 horas.
Local: Teatro da Reitoria, Rua XV de Novembro,1299, Centro