Siepe começa com o maior número de trabalhos inscritos

Abertura da 4ª Siepe no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Foto: Leonardo Bettinelli

A 4ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) começou nesta segunda-feira (01) como um grande espaço de integração e compartilhamento de conhecimento. Na solenidade de abertura, o auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas reuniu pesquisadores, extensionistas, alunos de graduação e pós-graduação e a comunidade externa.

Na Siepe do centenário da UFPR, o vice-reitor no exercício da Reitoria, Rogério Andrade Mulinari, ressaltou a importância dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento científico, tecnológico e educacional em prol da construção da cidadania. “É bom ver a UFPR pulsando, pois a universidade é feita de pessoas e são os alunos e pesquisadores que fazem a Siepe”. Mulinari lembrou ainda que, desde 2008, o valor distribuído em bolsas aumentou seis vezes, passando dos R$20 milhões, assim como a duração das bolsas, que passou de oito para 12 meses.

Para a presidente da comissão organizadora da 4ª Siepe, Maria de Fátima Mantovani, a realização da Siepe “abriga o esforço de alunos da iniciação científica e tecnológica, extensão e graduação e é um momento riquíssimo de troca de conhecimento”. Durante a semana, serão apresentados cerca de 2.400 trabalhos, um crescimento em relação ao evento de 2011, que teve 1.800 trabalhos. Além do crescimento, este ano a Siepe inova com uma atitude sustentável ao transformar os banners físicos em digitais para os trabalhos do Evinci e do Einti.

Este ano, a Siepe recebe também a 20ª Reunião de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), com a participação de 550 alunos do Mercosul e Europa, que farão apresentações nos dias 4 e 5 de outubro. O secretário executivo da AUGM, Álvaro Maglia, elogiou o evento que reúne de forma integrada as três instâncias fundamentais da academia.

Durante a Siepe, será possível conhecer os diversos trabalhos desenvolvidos na UFPR. “É o momento de demonstrar concretamente as atividades realizadas pelos alunos. A Semana Integrada prova que as atividades não são indissocializadas”, diz a coordenadora de Ensino de Graduação, Maria Lúcia Accioly Teixeira Pinto.

Durante a Siepe, serão realizados o 20º Evento de Iniciação Científica (Evinci), o 5º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), o 11º Encontro das Atividades Formativas (Enaf), o 11º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 2º Evento Bolsa UFPR 100 Anos e a 20ª Reunião dos Jovens Pesquisadores da AUGM.