Na próxima sexta-feira (30), o projeto “Sextas na pós: conversas com professores (as)” promove o último encontro do semestre com o tema “As múltiplas linguagens da resistência”. A programação é realizada pelos programas de Pós-graduação em Educação e Letras da UFPR. A atividade é on-line, das 16h às 18h, com transmissão pelo canal do PPGE.
O primeiro trabalho a ser apresentado aborda a narravitização do Holocausto na história, na literatura e nas mídias. De autoria da mestranda Josiele Zevierzecoski e da professora Maria Claudia Teixeire, ambas da Unicentro, a pesquisa discute o fenômeno do Holocausto junto a professores de escolas públicas e privadas do NRE e dá visibilidade a dois acontecimentos trágicos do século XX: o Holocausto e a escravidão.
Na sequência, o trabalho “A questão negra em materialidades verbo-visuais”, de autoria da professora Gesualda dos Santos Rasia (UFPR) e seu orientando no pós-doutorado, Fábio Lucas da Cruz (IFPR), propõe uma reflexão sobre a necessidade de considerar a heterogeneidade e disputas inerentes à consolidação das narrativas sobre a condição negra.
A partir da concepção discursiva de não-univocidade dos sentidos, defendida por Michel Pêcheux e de história de Paul Veyne (1998), os autores estabelecem uma relação com a produção artística de Rosana Paulino como gesto de resistência. O debate provoca reflexões em termos teóricos e analíticos, trabalhando a arte como tecido da memória, em analogia ao postulado de Courtine (1981), da língua como tecido da memória.
Serviço:
Projeto: Sextas na Pós: conversas com professores (as)
Tema: As múltiplas linguagens da resistência
Data: 30 de Junho
Hora: 16h às 18h
Transmissão: Canal do PPGE no YouTube