Setor de Exatas abre laboratórios esperando novas parcerias

‘Este é o primeiro de uma série de encontros que serão realizados nos próximos meses, com a finalidade de mostrar o potencial da UFPR ao setor produtivo, destacou na abertura do evento o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Zaki Akel Sobrinho. Foram ações estabelecidas por esta pró-reitoria que originaram no Portal de Relacionamento da UFPR, uma porta sempre aberta para novas parcerias com a iniciativa privada e também o setor público. ‘Estes encontros dos Setores da UFPR com o setor produtivo é uma das ações propostas pelo Portal de Relacionamento’, afirmou o pró-reitor.

Ação – Os participantes do workshop assistiram palestra do diretor da Agência de Inovação da Unicamp, Roberto de Alencar Lotufo, que explicou as barreiras a ser vencidas entre a iniciativa privada e a universidade. De acordo com Lotufo a empresa sempre tem pressa e deseja a tecnologia pronta para estar repassando ao consumidor. De uma maneira geral “o empresário não entende que a pesquisa leva tempo e que as universidades, apesar de serem arrojadas, dependem dos resultados e de testes para dar crédito a novas técnicas”, destacou Lotufo.

Disse que esse relacionamento ainda é um caminho de “formiguinha” e que as parcerias caminham melhor com empresas que tem departamentos de engenharia fortalecidos e atuam na pesquisa.

Alternativas de parcerias – Para a professora Silvia Schwab, diretora do Setor de Ciências Exatas, há várias possibilidades para acordos de pesquisa. Citou a área da Nanociências que vem sendo estudada pelo Departamento de Física; Controle de Qualidade nas Empresas, pesquisa do Departamento de Estatística; Tratamento de Resíduos e Utilização Racional de Biodiesel, do Departamento de Química; Processos Applicados do Departamento de Matemática. “Este mundo que é o das Ciências Exatas já é visto por vários segmentos, mas nós gostaríamos que as pessoas nos conhecessem melhor para que pudéssemos aumentar as parcerias”, destacou a diretora.

Entre as empresas parceiras do Setor de Exatas estão grupos como a Petrobrás, Sanepar e TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná. ‘Nos dois últimos meses os recursos gerados pela pesquisas e prestação de serviços têm sido na faixa de R$ 20 mil/mês’, explica a diretora. ‘Esses recursos são apenas 2% do que é arrecadado, já que o lucro é dividido entre FUNPAR, UFPR e Setor. Aqui esse dinheiro é aplicado na compra de equipamentos e na melhoria da graduação e pós-graduação.’

Linhas de pesquisa – A professora do Departamento de Matemática Maria Terezinha Steiner, diz que na linha da pesquisa aplicada os professores da sua área podem oferecer serviços de otimização de rota de ônibus do transporte coletivo, melhor roteiro levando em conta o maior número de usuários, horários mais compatíveis com o movimento. Descobrir o melhor local para construir um posto de saúde é outra linha de serviços que o Departamento pode oferecer. “Trabalhamos também com redes neurais, algoritmos genéricos, ferramentas de inteligência artificial que servem para fazer reconhecimento de padrões. Por exemplo: o gerente de um banco utilizando redes neurais pode ter apoio para sua tomada de decisão ao conceder crédito ou não a um determinado cliente’, explica.

Na segunda etapa do wokshop os participantes visitaram os laboratórios dos Departamentos de Desenho, Estatística, Física, Informática, Matemática e Química, além do Núcleo de Empreendedorismo.

Abertura do evento
Foto: ACS