Setor de Ciências Agrárias comemora 50 anos do Departamento de Economia Rural e Extensão

Descerramento da placa que marca o início da construção da nova sede do DERE (fotos Ana Assunção)

Uma solenidade com diversas homenagens comemorou os 50 anos do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR, conhecido como DERE. O evento, realizado no dia 4 de março, no Setor de Ciências Agrárias, foi marcado pelo reconhecimento aos que trabalharam pelo departamento, que atende a cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. Além disso, os docentes do DERE atuam em cursos de pós-graduação, como o Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal, e no PECCA – Programa de Educação Continuada do Setor de Ciências Agrárias.
A chefe do departamento, professora Vania Di Addario Guimarães, ressaltou que a visão econômica é fundamental para os graduandos. “A UFPR foi uma das primeiras a ter um departamento de economia rural. Outras universidades têm apenas o departamento de economia. Somos profissionais formados em Ciências Agrárias com mestrado e doutorado em economia, o que dá um entendimento mais amplo da realidade do país no setor agrário. É mais fácil ensinar economia a alguém formado em agrárias do que ensinar fundamentos de produção agrária para formados em economia”, observou.

Autoridades do Setor de Ciências Agrárias reunidas na solenidade

Como convidado especial, o professor aposentado Eleutherio Dalazen representou os professores do departamento. Ele destacou que no início dos trabalhos no DERE, foi preciso muito esforço para mostrar à sociedade e à comunidade que na área rural não basta saber produzir, é preciso saber produzir e comercializar. Foi aos poucos que o departamento conseguiu mudar essa mentalidade e introduzir disciplinas ligadas à economia rural em todos os cursos do setor. O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona Filho, destacou a importância de resgatar a memória dos cursos e departamentos. “É a história que nos dá a identidade”, disse.
Todos os professores que atuam no DERE, os aposentados e os técnicos administrativos receberam placas comemorativas. Além disso, a solenidade contou com um vídeo institucional, contando a história do departamento. Por fim, foi descerrada a placa que marca a pedra fundamental do novo prédio do departamento, a ser construído no próprio campus, e que já tem projeto e recursos. Para finalizar, foi servido um coquetel aos presentes. A solenidade contou com organização do professor João Batista Padilha Junior, presidente da comissão organizadora dos 50 anos do DERE.
Professora Vania e Professor Padilha na entrega das homenagens

SOBRE O DERE
Atualmente, o DERE conta com 15 professores, que atendem a cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. Entre as disciplinas oferecidas pelo departamento estão Agronegócios, Comercialização Agrícola, Economia do Meio Ambiente, Legislação Agrária, Marketing de Produtos Agropecuários, Política Agrária, Política Florestal e Projetos Agrícolas, entre outras. Além disso, os docentes atuam em cursos de pós-graduação, como o Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal, e coordenam o PECCA – Programa de Educação Continuada do Setor de Ciências Agrárias, que oferece cursos de pós-graduação a distância em diversas áreas (MBA em Gestão do Agronegócio, MBA em Gestão Florestal, MBA em Gestão Ambiental, Agronegócio, Economia e Meio Ambiente). Oferece, ainda, cursos de extensão em vários temas como: Manual de Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados; Regularização Ambiental de Propriedades Rurais; Licenciamento Ambiental; Manejo e Inventário de Florestas Plantadas; Pagamento por Serviços Ambientais; Paisagismo Produtivo e Sistema de Informações Geográficas.
Um dos principais projetos de extensão do DERE é a Feira de Produtos Orgânicos, que cria a ponte entre pequenos produtores rurais e a comunidade. A feira é realizada todas as terças-feiras pela manhã o hall da direção do Setor de Ciências Agrárias.
Apresentação do vídeo institucional