Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Agrárias comemora 50 anos com solenidade e homenagens

O Setor de Ciências Agrárias está completando 50 anos e comemora com uma solenidade no dia 24 de outubro, a partir das 17 horas. O evento terá homenagens a pessoas e instituições que fizeram a diferença ao longo das cinco décadas. As atividades serão no auditório do bloco didático do Setor, no campus Cabral, com a presença da vice-reitora da UFPR, professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, de autoridades universitárias e da comunidade acadêmica.  Após, será servido um coquetel aos presentes.

Responsável por formar profissionais que atuam em Ciências Agrárias no Paraná e no Brasil, o Setor oferece cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. Também dispõe de bem avaliados cursos de mestrado e doutorado, ofertados por meio de cinco programas: Agronomia – Produção Vegetal, Ciências do Solo, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia. Além disso, o Setor oferta dezenas de cursos de especialização e extensão e um dos maiores programas de Residência em Medicina Veterinária do Brasil.

“Ao longo de toda a história dos cursos e depois, do Setor, nós vemos nossos egressos participando da construção de outras Universidades e da evolução da agricultura, pecuária e e produção florestas no Estado do Paraná e em várias regiões do país.  Essa é a nossa grande força”, diz o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti.  

Legenda: Prédio do Cifloma – Centro de Ciências Florestais e da Madeira

Algumas unidades do Setor de Ciências Agrárias se destacam ao ofertar serviços e oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. Confira:

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário da UFPR serve prioritariamente às atividades de ensino do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná e constitui-se a base de apoio às disciplinas profissionalizantes constantes no currículo de Graduação e de Pós-Graduação. Também presta serviços profissionais médicos-veterinários nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e de diagnósticos laboratoriais à comunidade em geral. Em seu sentindo mais amplo, o HV serve de local de treinamento, de aperfeiçoamento e de pesquisa para professores e alunos de graduação e de pós-graduação, para médicos veterinários e servidores técnicos administrativos em todas as áreas relacionadas com a prática da Medicina Veterinária. Também realiza e proporciona meios para a pesquisa científica. Importante destacar o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, ofertado pelo departamento de Medicina Veterinária e pelo Hospital Veterinário, o qual constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de especialização.  

Estações experimentais

O Setor de Ciências Agrárias administra quatro estações experimentais, destinadas à pesquisa, ensino e extensão.  São unidades localizadas nas áreas rurais do estado, utilizadas em atividades didático-pedagógicas e pesquisas científicas dos cursos de graduação e pós-graduação. São elas:  o Centro de Estação Experimentais – Fazenda Cangüiri, em Pinhais/PR,  a Estação Experimental Rio Negro (Rio Negro/PR) – Prof. Dr. Carlos Firkowski, a Estação Experimental São João do Triunfo – Prof. Arno Seitz (São João do Triunfo – PR) e a Estação Experimental em Cana de Açúcar … (Paranavaí/PR).

Legenda. Centro de Estações Experimentais Fazenda Canguiri

Histórico do Setor

No ano de 1973 foi aprovado e colocado em prática o Plano de Reestruturação da Universidade Federal do Paraná. Na ocasião, houve uma verdadeira revolução administrativa. Foram extintas todas as escolas e faculdades, sendo criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que nasceu, em setembro daquele ano, o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão. Atualmente, o Setor de Ciências Agrárias é constituído por sete Departamentos: Ciências Florestais (DECIF), Economia Rural e Extensão (DERE), Engenharia e Tecnologia Florestal (DETF), Fitotecnia e Fitossanidade (DFF), Medicina Veterinária (DMV), Solos e Engenharia Agrícola (DSEA) e Zootecnia (DZ).

Segundo o atual diretor do Setor, professor Volnei Pauletti, ter um Setor unificado,  possibilita uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis. Não só financeiros, mas de pessoal e de estrutura física. E também permite ações mais consistentes na busca pela qualidade, principalmente na formação de pessoas e profissionais capacitados para atender a sociedade. Ao longo dessas décadas, houve uma grande evolução da infraestrutura no Setor e também na qualidade da formação de profissionais. Os profissionais formados e as pesquisas realizadas no nosso Setor de Ciências Agrárias não deixam a desejar em relação a nenhuma outra. Estão entre as melhores”, diz ele.  

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...