Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sessão solene do Conselho comemora 93 anos da UFPR

Presidida pelo reitor Carlos Moreira Júnior e com a presença dos conselheiros foi realizada a sessão solene em homenagem aos 93 anos de fundação da Universidade Federal do Paraná. Desde a sua fundação, o Conselho Universitário se reúne nesta cerimônia para marcar a data festiva e, principalmente, prestar conta das ações realizadas ao longo do ano.

Comemoração – Parte das comemorações é a exposição ‘Memórias do Prédio Histórico da UFPR’ no MusA – Museu de Arte da UFPR . Nesta exposição as transformações do Prédio Histórico estão registradas em mais de 80 fotos legendadas que contam a trajetória deste espaço público, de 1926 a 1955. Além dos painéis os visitantes também poderão assistir a dois vídeos explicativos sobre o passado da UFPR. A mostra, organizada pela PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ficará aberta até o dia 30 de dezembro, fechando no mês de janeiro e abrindo novamente durante todo o mês de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Participações – Além do Secretário de Estado de Tecnologia, Ciência e Ensino Superior e professor da UFPR Aldair Tarcísio Rizzi, prestigiaram a sessão solene e a visita à exposição o arquiteto Rinaldo Baeta – neto do engenheiro responsável pelo projeto do prédio original da UFPR Guilhermino Baeta de Faria e Mercedes Baeta Ludovici – filha do engenheiro. ‘A exposição está belíssima e é importante reviver as origens para poder seguir ao futuro’, disse Mercedes, após visitar a exposição.

Para o arquiteto e neto, a exposição é mais um momento do trabalho que ele vem fazendo há cinco anos, recuperando materiais do avô. ‘No dia do aniversário da cidade estaremos lançando o livro sobre a história do meu avô, no qual dois capítulos são dedicados à UFPR, uma de suas principais obras’, explica. Cerca de 12 pranchas dos projetos originais do prédio histórico da UFPR estão sendo restaurados, sendo que dois deles estão na exposição no MusA.

Veja na íntegra o discurso do reitor na sessão solene:

À comunidade da UFPR

Hoje, 19 de dezembro de 2005, a UFPR comemora seus 93 anos. Como reza a tradição, desde o primeiro ano da fundação da Universidade, a administração da instituição entrega seu relatório de atividades, não sem antes fazer o mais sincero agradecimento aos membros do conselho universitário e de curadores que contribuíram de maneira significativa para que a Universidade alcançasse seus objetivos e continuasse seu caminho inexorável de transformação da sociedade brasileira.

Este ano, que agora finda, mostrou-se muito profícuo para nossa comunidade e vários avanços foram conseguidos. O detalhamento de todos esses avanços consta deste relatório, agora, entregue aos Senhores. Cumpre-me, todavia, mencionar algumas das conquistas que de forma muito especial marcaram o ano de 2005.

A criação do novo campus da UFPR no litoral do Paraná foi, talvez, a principal conquista. A expansão da Universidade para uma região do estado que ficava praticamente deserta entre os meses de março e dezembro e que era profundamente carente de ensino superior público e de qualidade representou um marco na história da UFPR e na história desse Estado. Ainda estamos no começo dessa empreitada, mas já podemos vislumbrar a importância que ela está adquirindo e a expectativa que está gerando na população daquela região do estado. Certamente, a UFPR-Litoral é um dos maiores avanços da instituição nos últimos tempos. Começou com dois cursos de graduação e quatro cursos técnico-profissionalizantes. Para o próximo ano deverá ampliar suas atividades com mais dois cursos de graduação e dois profissionalizantes. As obras de infra-estrutura do campus com a construção de novas salas de aula e laboratórios já se encontram em pleno andamento, com prazo de entrega programado para maio de 2006.

Com alegria, vimos o primeiro ano de implantação das políticas afirmativas e pudemos verificar que o rendimento de todos os estudantes, cotistas e não-cotistas, tem sido satisfatório, não havendo diferenças significativas entre os grupos. A repercussão positiva na sociedade e os resultados até agora alcançados permitiram que continuássemos com as mesmas políticas neste último processo seletivo.

Houve um grande esforço por parte da gestão para ampliarmos o orçamento da instituição para que pudéssemos investir em infra-estrutura e outras políticas institucionais. Com os novos números da UFPR apresentados ao MEC, referentes aos dados de 2003, houve um crescimento substantivo de nosso orçamento que teve o maior aumento proporcional entre as universidades federais brasileiras, passando de 24 milhões de reais para custeio e capital em 2004 para mais de 34 milhões em 2005. Também houve aumento na captação de recursos através de emendas parlamentares para as diversas unidades, especialmente os hospitais universitários.

Estes recursos permitiram melhorar a política de assistência estudantil com a ampliação do número de bolsas para os estudantes, que passaram de 1250 em 2004 para 1800 bolsas em 2005, além de aumentarmos o período de pagamento de todas elas. Ainda, foi possível manter o subsídio ao sistema de restaurantes universitários, mantendo o preço da refeição em R$ 1,30 com boa qualidade. Também, foi realizada a reforma da Casa da Estudante com recursos de emenda parlamentar. Começam, agora, as obras para construção de um novo restaurante universitário no Centro Politécnico que deve atender a 5 mil refeições diárias.

O aumento do orçamento da instituição possibilitou a execução de várias obras de ampliação e reforma como a construção do bloco didático dos Setores de Ciências da Terra e Exatas, a reforma do prédio da Biblioteca Central que estava em péssimas condições, a ampliação da biblioteca do Setor de Ciências Agrárias, o asfaltamento da estrada de ligação entre a escola de Floresta e de Educação Física, a construção da nova Farmácia Escola no complexo da reitoria, a adução dos poços artesianos que tem impacto muito favorável na redução de despesas com água, a cobertura da quadra esportiva do CED e o início da reforma da pista de atletismo, a aquisição de novos veículos e ônibus para a frota da UFPR, a construção do auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e a reforma do novo espaço do MAE no Juvevê, além de muitas outras que estão mais bem detalhadas no corpo deste relatório.

Foi dado um novo impulso à Editora da UFPR com dotação orçamentária para a publicação de novas obras literárias e a Livraria da Universidade foi mudada para o complexo da reitoria, ficando mais próxima de seu público alvo.

O esforço para aumentarmos o orçamento e a contínua redução de despesas nos custos fixos possibilitou que a UFPR passasse o ano sem dívidas e, portanto, saneada financeiramente, o que não acontecia há muito tempo.

O Hospital de Clínicas recebeu muitos investimentos em sua infra-estrutura com a reforma de unidades, aquisição de equipamentos e a pintura externa que, agora, está sendo concluída. É importante que se registre que o processo de implantação das unidades funcionais está em pleno andamento e já mostra bons resultados nas unidades criadas.

Na área de recursos humanos, encontra-se em implantação o novo plano de carreira para os servidores técnico-administrativos, anseio de muito tempo da categoria. A administração da Universidade tem feito todo empenho para colaborar com esta implantação e tem sugerido ajustes ao MEC para alguns segmentos que acabaram por não receberem vantagens com este novo plano. Continuamos com os programas de atenção à saúde do servidor e de prevenção de acidentes, bem como encerramos o mapeamento das áreas de risco da instituição para o correto pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

As mudanças realizadas em nosso processo seletivo, com a realização do vestibular em duas fases e no período da tarde, foram muito bem recebidas e devem continuar. A constituição da RIEP, Rede Integrada do Ensino Público, onde a UFPR faz parcerias com escolas de ensino médio públicas tem dados bons resultados, já que estas parcerias fazem parte do programa de ações afirmativas aprovado pelo Conselho Universitário.

As atividades de Extensão têm continuado em seus vários programas e no Vale do Ribeira. Os grupos artísticos receberam estímulo adicional e o programa “Templo de Música”, onde o coral da UFPR se apresenta em diversos templos religiosos de Curitiba tem feito muito sucesso.

Na área de pesquisa e pós-graduação, o Sistema Eletrônico de Revistas, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o convênio com o Instituto Ciência Hoje representaram avanços importantes. Por outro lado, a coordenação de pós-graduação latu sensu normatizou o funcionamento dos cursos de especialização e fez com que o Fundo de Desenvolvimento Acadêmico aumentasse significativamente, para quase 1 milhão de reais neste ano de 2005 e pudéssemos investir este recurso na graduação e modernização de laboratórios.

Além disso, a criação do Portal de Relacionamentos da UFPR no prédio histórico fez a ponte que faltava entre a comunidade externa e interna para que a Universidade pudesse ampliar suas atividades em parcerias com a sociedade paranaense.

Aproxima-se o Natal e um novo ano. Momento de refletir e projetar o futuro. Por isso, quero finalizar com palavras de Paulo Freire, nosso educador maior: “A escola (universidade) é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos…Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora , é lógico…numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.’

Sigamos o exemplo de Paulo Freire!

Que todos tenham um Feliz Natal e que o ano de 2006 seja de paz e prosperidade. Muito Obrigado.

Carlos Moreira Jr.

Reitor

Foto(s) relacionada(s):


Conselheiros e convidados visitam a exposição após a sessão solene
Foto: Izabel Liviski


Sessão solene do Conselho Universitário
Foto: Izabel Liviski


Reitor, pró-reitora de Extensão, arquiteto Baeta e Sra. Mercedes
Foto: Izabel Liviski


Visita a exposição no MusA
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Patricia Favorito Dorfman