Seminários preparam intercâmbio universitário no Mercosul

A Universidade Federal do Paraná sedia nesta semana o 2º Seminário de Capacitação do Programa de Mobilidade Estudantil (PMM) de Educação Superior do Mercosul.

O objetivo do evento, que começou na noite de segunda-feira (21) no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, é capacitar profissionais da área de cooperação internacional dos ministérios da Educação dos países do bloco.

A primeira edição do seminário ocorreu no último mês de dezembro, em Montevidéu. Nos próximos meses, também serão realizados encontros em Assunção e Buenos Aires.

O PMM é co-financiado pela União Europeia e pelo bloco sul-americano. Entre as prioridades estão a articulação de programas acadêmicos, a promoção de cursos pilotos em períodos não letivos e o fortalecimento dos sistemas de capacitação para o ensino dos idiomas oficiais do Mercosul como segunda língua.

Cerca de 50 universidades públicas e privadas dos quatro países do bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) aderiram ao programa. Inicialmente, 180 estudantes devem fazer parte do projeto piloto. A convocação para os estudantes deve acontecer no segundo semestre deste ano.

‘Ao final desses quatro seminários vamos sair com um programa sólido de mobilidade’, afirmou o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação brasileiro, Luiz Cláudio Costa, na abertura do seminário. ‘A integração entre os países deve avançar não apenas sob o aspecto econômico, mas também do ponto de vista humano.’

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, lembrou que a universidade atuou na condição de tutora da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). ‘Estamos fortalecendo a cultura latino-americana e buscando fomentar a internacionalização da UFPR.’

Mais fotos aqui

Sobre as bolsas

As inscrições para estudantes e sua seleção inicial para o Programa de Mobilidade Estudantil do Mercosul acontecerão em suas próprias universidades. A escolha definitiva dependerá de uma comissão integrada por representantes dos quatro países.

Os estudantes selecionados receberão bolsa de estudo que prevê o financiamento da viagem a outro país membro do bloco, para cursar um semestre letivo em uma das universidades que participam da iniciativa. A bolsa inclui ainda alojamento, eventuais custos de matrícula e outros gastos.

O período de intercâmbio deve começar em março de 2012. A União Europeia investe US$ 4,18 milhões na iniciativa, e os países do Mercosul, US$ 1,4 milhão.

Mais fotos aqui

Luiz Cláudio Costa, secretário de Educação Superior do MEC, e o reitor Zaki Akel
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Fernando César Oliveira