Seminário na UFPR discute as políticas de Educação Superior no contexto da Reforma Universitária

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de março será realizado no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – Ed. Dom Pedro I – campus da Reitoria – o “XIII Seminário do Projeto Universitas” abordando as políticas de Educação Superior no Brasil no novo contexto da Reforma Universitária. O público-alvo é formado por professores, alunos da graduação e pós-graduação, profissionais da Educação, além dos pesquisadores e bolsistas do Projeto Integrado Universitas.

Iniciado ainda em 1993 e apoiado pelo CNPq, o Universitas é um projeto integrado de pesquisa cujo principal objetivo é analisar e avaliar a produção científica sobre educação superior no Brasil, desenvolvendo uma Biblioteca Virtual – a Universitas/Br – contendo todos os documentos sobre o tema. A pesquisa é coordenada pela professora Marília Morosini da PUCRS e reúne pesquisadores e bolsistas de várias outras instituições de ensino do País a exemplo da própria UFPR.

Durante o seminário na Federal do Paraná serão apresentados trabalhos de diversos pesquisadores financiados pelo CNPq. A sessão de abertura está marcada para as 9 horas da quinta-feira, 29, com a conferência “A Reforma Universitária Brasileira e a construção de uma sociedade democrática” com o professor da UNIMEP Valdemar Sguissardi. A programação prossegue até o dia 31 com mesas e painéis abordando temas como as universidades comunitárias e a sustentabilidade; a relação entre avaliação e regulação na educação superior; mitos e controvérsias sobre a política de cotas para negros; desafios da educação à distância, e as prioridades e estratégias definidas pelo Banco Mundial e pela UNESCO em vista das propostas e ações do Governo Lula.

Mais informações podem ser obtidas com a professora Regina Michelotto, no telefone 3360-5148 ou através do e-mail rmmiche@uol.com.br.

Fonte: Vivian de Albuquerque