Seminário na UFPR debate educação de surdos

A Universidade Federal do Paraná realiza neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de setembro, o 1º Seminário Nacional de Educação de Surdos da UFPR, no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus do Jardim Botânico.

O objetivo é debater, entre outros temas, propostas para viabilizar a formação e o reconhecimento político das comunidade surdas, difundir a língua brasileira de sinais e discutir a legislação que ampara os direitos sociais do surdos. O evento acontece em comemoração ao Dia Nacional do Surdo e também é promovido pela regional do Paraná da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

O público alvo são professores, intérpretes, tradutores de língua de sinais e professores da área. A programação prevê atividades como palestras, grupos de trabalho e atividades culturais.

No sábado (25), o evento começa às 8h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial. Nesse mesmo dia serão realizados seis encontros dos grupos de trabalho, com temas como surdos idosos, surdocegueira e surdos e relações familiares. No domingo uma plenária às 8h30 abre a programação do dia.

Mais informações sobre o seminário estão disponíveis no site do evento: http://seminariofeneispr.webnode.com.br.

Fonte: Ciro Campos (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira