Seminário internacional de Engenharia Florestal tem programação especial aberta ao público

A capital paranaense será a sede do encontro durante a primeira semana, e depois ele segue para a cidade de Eldorado para mais sete dias de atividades. O público alvo principal é formado por estudantes de Engenharia Florestal e áreas correlacionadas, graduandos e pós-graduandos, de aproximadamente 50 países, mas como os assuntos são de interesse geral será realizada também a programação aberta ao público, aproveitando o conhecimento dos palestrantes internacionais.

Sobre o Simpósio – O 34° Simpósio Internacional de Estudantes de Engenharia Florestal é um evento que ocorre anualmente na Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Florestal (IFSA), desde 1973, sendo organizado cada ano por um país diferente. No ano de 2006 acontecerá pela primeira vez na história da IFSA, um Simpósio Binacional, sendo organizado conjuntamente pelo Brasil e pela Argentina e inédito na América Latina.

O caráter educativo e cultural visa contribuir para a formação profissional dos estudantes provenientes dos diferentes países, tendo como requisito a apresentação de um trabalho. Serão abordados temas como: biomas brasileiros, floresta amazônica, floresta atlântica, setor florestal produtivo brasileiro e argentino, a história da conservação no Brasil e na Argentina, manejo de espécies nativas e exóticas, produção florestal, produção de painéis, plantas medicinais e produtos não madeireiros, plano de inventário nacional, manejo integrado de pragas, tecnologia aplicada à indústria florestal, certificação florestal, preservação dos recursos hídricos pelo uso das florestas, educação ambiental, Aqüífero Guarani, povos indígenas, recuperação de áreas degradadas e sistemas agrosilvipastoris.

Com a realização do simpósio, os estudantes de todo o mundo também serão apresentados ao Setor Florestal do Brasil e da Argentina, para que esses conhecimentos possam ser difundidos em suas Universidades.

Programação aberta – A primeira das atividades abertas ao público será uma mesa-redonda no Salão de Atos do Parque Barigüi, no dia 31 de julho, das 8h30min às 12h30min. Serão apresentadas as palestras “Os Biomas Brasileiros, Contextualizando a Floresta Amazônica”, com Adalberto Veríssimo da Imazon; “Gestão de Florestas Públicas”, com Tasso Azevedo do PNF e “Técnicas Aplicadas no Manejo Florestal e o Processo de Certificação”, com Rodrigo Ritzmann Feijó do Tecpar.

A apresentação dos trabalhos do Simpósio também poderá ser acompanhada pelo público no dia 31 no Parque Barigüi no período da tarde, entre 14h50min e 18h40min. Os temas abordados serão: manejo e política florestal, indústria e tecnologia, educação ambiental, fixação de carbono e mudanças climáticas. Participam representantes da África do Sul, Canadá, Irã, Argentina, Austrália, Indonésia, Estônia e Estados Unidos.

A programação especial continua no dia 2 de agosto, às 8 horas no Auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira da UFPR, no campus Jardim Botânico, com a palestra do engenheiro florestal Rafael Dudeque Zenni. O tema será a Floresta Atlântica. E no período da tarde, entre 16h e 18h40min, com a assembléia geral da Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Florestal, onde o público poderá participar como ouvinte.

O site com todas as informações é o www.ufpr.br/eventos/ifsa. Mais detalhes podem ser obtidos com Karina Bazzo, representante regional da América Latina da Associação Internacional dos Estudantes de Engenharia Florestal, pelos telefones (41) 3342-3955 e 9154-5745.

Floresta Amazônica
Foto: arquivo Google