Seminário de Biociências acontece nesta terça-feira no Centro Politécnico

Será realizado nesta terça-feira, 13, a partir das 15h30min, no Centro Politécnico, o Seminário “Física, a Bioquímica, a Física Computacional e as Estruturas e Funções das Biomoléculas” com a participação da professora Leila Maria Beltramini, coordenadora de difusão do CPID/CBME – Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão e membro do Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo.

O encontro acontece no Departamento de Física, sala PE – 04, Bloco II. O seminário buscará dar uma idéia de como foi a implantação e consolidação das Biociências dentro do IFSC-USP, além de abordar temas como “A Biologia Molecular Estrutural e Biotecnologia dentro do Instituto de Física de São Carlos-USP”, “A Física nas Biociências: a experiência do IFSC-USP”, “A convivência de Biólogos, Engenheiros, Bioquímicos, Químicos com a Física e os Físicos”, “Pesquisa interdisciplinar: convivência necessária e pacífica entre pesquisadores com distintas formações” e “A Experiência do IF-USP-São Carlos Física com estas linhas de pesquisa e com novos cursos interdisciplinares”.

“Até alguns poucos anos atrás, não se imaginava um Instituto de

Física com professores contratados e ministrando aulas que não fossem as

clássicas disciplinas da Física. Certamente que, em muitas escolas de

Física, ainda não se cogita que não-físicos possam conviver com físicos”, comenta o professor Henrique Franco Bettega, do Departamento de Física da UFPR. “No Instituto de Física de São Carlos, convivem colegas com formações diversas: Ciências Biológicas, Bioquímica, Biologia, Química, Engenharia Agronômica, Informática e Computação e também Físicos, naturalmente. NO Seminário, apresentarei resultados de alguns projetos de pesquisa em uma área que chamamos Biologia Molecular Estrutural. Procurarei também dar uma idéia de como foi a implantação e consolidação desta área dentro do IFSC-USP”.

Serviço: Seminário – Física, a Bioquímica, a Física Computacional e as Estruturas e Funções das Biomoléculas

Data – 13 de dezembro

Local – Departamento de Física da UFPR – Bloco II – Centro Politécnico