Sandra Regina Kirchner Guimarães toma posse na PROEC

A cerimônia deu ao mesmo tempo posse à nova dirigente da PROEC e também marcou a despedida da professora Rita de Cássia Lopes, que sai do comando da área da extensão e cultura para assumir a Assessoria de Assuntos Estudantis, que no próximo período 2006/2010 terá funções de pró-reitoria.

Sandra assumiu a pró-reitoria dizendo que seu trabalho será realizado de forma propositiva, levando adiante um trabalho na área da extensão e da cultura não apenas aos limites de Curitiba e litoral, mas também de todo Paraná. Ela salientou que as atividades de extensão estão intrinsecamente ligadas ao ensino e às atividades de pesquisa, sendo também produção de conhecimento e não simplemente divulgação de saberes. Mais: que o contato com a realidade social e o caráter coletivo dos projetos continuarão sendo o norte dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos, onde o conhecimento é gerador de transformação social.

Nas duas últimas semanas a nova pró-reitoria pôde se inteirar de todos os projetos em andamento na unidade. Citou vários trabalhos – o museu de Arqueologia e Etnologia, as atividades artísticas, a democratização da arte, os grupos artísticos, entre outros – para dizer que muito foi feito mas nem tudo está feito, propondo a consolidação e ampliação de muitos deles. Ela assumiu o compromisso de fazer avançar, tanto em intensidade quanto em abrangência as muitas atividades desenvolvidas, dentro da melhor filosofia de que é tarefa da UFPR formar profissionais agregando-se a tarefa de formar cidadãos.

Sentimento de equipe – O reitor Carlos Moreira Júnior deu posse à Sandra dizendo que o sentimento de equipe continua a mesma, na medida em que tanto os que saem quanto os que assumem o fazem pensando no bem maior que é a UFPR. Ele comentou que o grande desafio agora da unidade é aumentar a participação da comunidade universitária em ações em prol da sociedade e tranformar nessa próxima gestão a UFPR em uma universidade para o povo paranaense.

Sandra Guimarães assina termo de posse
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Leticia Hoshiguti