Sai resultado do Edital 2012 de Melhoria na Graduação da UFPR

O reitor Zaki Akel Sobrinho recebe o envelope com o resultado do edital - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O resultado do Edital do Programa de Melhoria da Qualidade Social na Graduação 2012 da UFPR foi divulgado na tarde da última terça-feira (04), no auditório do Setor de Ciências Agrárias. Dos 65 projetos apresentados, 51 foram selecionados para receber o recurso pretendido. Este ano, o montante atendido pelo programa é de R$3 milhões, valor que será distribuído aos cursos de acordo com a recomendação de cada projeto.

O objetivo do programa é melhorar as condições de oferta dos cursos da UFPR e promover a inovação dos projetos político-pedagógicos e o aprimoramento da infraestrutura necessária para uma boa graduação. Para a professora Maria Amélia Sabbag Zainko, idealizadora do programa, a cada ano se avança um pouco mais. Neste edital, cada projeto pôde definir recursos dentro de determinados limites de custo. Por exemplo, a aquisição de bibliografia básica: cada curso poderia solicitar até R$40 mil para aquisição de acervo, observada a proporção de um exemplar para oito alunos e de até três títulos por disciplina.

O reitor Zaki Akel Sobrinho durante a solenidade de divulgação dos resultados - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Este ano, foram atendidas quatro amplas reestruturações de projetos pedagógicos com adoção de turno único, como é o caso da Arquitetura, que recebeu R$190.000 de custeio e R$155.000 de capital para reformular o currículo e melhorar a estrutura. De acordo com o coordenador do projeto e do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Chiesa, foram realizadas várias reuniões entre a Coordenação e os alunos para identificar as pendências do curso. O dinheiro vai ajudar na atualização de ateliês e laboratórios de informática, na aquisição de softwares licenciados, além de possibilitar uma capacitação docente para melhorar o ensino.

Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, o recurso disponibilizado pelo programa fica diretamente na responsabilidade do coordenador. “Junto com o colegiado, o coordenador é a pessoa que mais conhece as deficiências do curso e sabe o que deve ser feito para melhorá-lo”, afirma. Para ele, o resultado mostra que a UFPR está evoluindo na graduação. “Esperamos sempre poder oferecer, pelo menos, esses R$3 milhões para o edital”.

Confira o resultado do edital: Planilha de avaliação Edital 20102 0903

Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.