Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

RU da UFPR é um dos mais baratos entre as federais; abastecimento de carne e hortis já está normalizado

Levantamento divulgado hoje (dia 22) pela Pró-Reitoria de Administração revela que o valor cobrado dos alunos pelas refeições no restaurante da UFPR é o quarto mais barato entre 20 universidades federais pesquisadas. Nos oito RUs da UFPR (quatro em Curitiba e outros quatro nos campi do Interior do Estado), o valor do jantar/almoço para os estudantes é de R$ 1,30. O valoer pago pelo café da manhã é de R$ 0,50.

Função social

A UFPR tem oito restaurantes universitários – quatro deles em Curitiba e outros quatro nos campus de Palotina, Jandaia do Sul, Pontal do Paraná (o Centro de Estudos do Mar) e Matinhos. Com 305 funcionários, eles servem 10,5 mil refeições por dia, de segunda à sexta-feira – o RU Central, porém, funciona de segunda a domingo. Do total de beneficiados, 1.596 alunos possuem fragilidade econômica e 691 são cotistas, que dependem exclusivamente dos RUs para se alimentar. Portanto, têm alimentação totalmente gratuita, auxiliando sua permanência na UFPR, bem como apoiando e garantindo a conclusão dos seus cursos.

“Isto comprova que os restaurantes da UFPR cumprem uma importante função social, em benefício dos alunos que mais precisam”, avalia o diretor dos RUs, Lineu dal Lago. Ele explica também que, além do preço baixo, os restaurantes da UFPR receberam várias melhorias, para garantir melhor atendimento aos usuários. Entre elas, a reformulação da central de gás e a adequação do RU Central às exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

Abastecimento normalizado

A divulgação do levantamento coincide com a normalização do abastecimento de carne nos restaurantes universitários da UFPR, nesta segunda-feira (dia 22). O problema foi causado por um atraso no repasse de recursos financeiros por parte do Ministério da Educação.

Isto levou a Pró-Reitoria de Administração a promover contratação emergencial para a compra de insumos, garantindo a normalização do abastecimento.

O fornecimento de hortifrutigranjeiros foi normalizado já na quarta-feira da semana passada (dia 17). O problema ocorreu devido à greve de servidores, que teve a adesão do serviço de Nutrição dos restaurantes universitários. Isto tornou impraticável a compra destes produtos, que são perecíveis.

Por esta razão, a Pró-Reitoria de Administração adotou um esquema emergencial de trabalho para contornar o problema e voltar a abastecer os RUs de hortifrutigranjeiros, oferecendo saladas e sobremesa (frutas).

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...