RU Central revitalizado é entregue à comunidade universitária

O Restaurante Universitário (RU) Central da UFPR foi reinaugurado na manhã desta segunda-feira, 30 de agosto, totalmente revitalizado: pisos, paredes, portas e janelas com proteção de telas, instalações elétrica e hidráulica, cozinhas, banheiros e equipamentos, câmara frigorífica, tudo novo, inclusive as mesas do refeitório, confeccionadas pela própria marcenaria da universidade.

É a primeira grande reforma feita nas instalações do RU Central que começou a funcionar no ano de 1961, quando então era administrado pelo Diretório Central do Estudantes. A UFPR assumiu o RU a partir do ano de 1980. Funcionando nos últimos tempos de forma precária, sua reforma – agora concretizada – era reinvindicada desde 2004. As obras custaram R$ 905 mil.

O reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor Rogério Mulinari, acompanhados dos pró-reitores Paulo Kruger (Administração) e Rita de Cássia Lopes (Assistência Estudantil) e membros da comunidade acadêmica inauguraram as instalações enaltecendo o trabalho das equipes pelo empenho necessário à concretização das obras. Elas foram realizadas em parte com o restaurante funcionando, servindo comida feita por um restaurante industrial enquanto a cozinha passava pelas reformas. O reitor comentou do difícil desafio posto, em razão de que as obras tiveram um alto grau de profundidade, dada a necessidade de se trocar toda a parte de infraestrutura (parte de fiação elétrica, hidráulica, obras de alvenaria). Paulo Kruger explicou que o grau de infiltração era tal que até algumas paredes estavam enferrujadas.

‘Estamos dando um salto no atendimento dos Restaurantes Universitários’, disse o reitor, anunciando que no próximo ano será inaugurado o novo RU do Jardim Botânico e que, com os demais – do Centro Politécnico, Setor de Agrárias e de Palotina – formam uma verdadeira rede de restaurantes de ótima qualidade, fundamentais para a boa jornada de estudos por parte dos estudantes, e de trabalho, para os servidores que trabalham na unidade.

Segundo o diretor dos Restaurantes da UFPR Lineu Dall Lago, o novo RU Central tem capacidade para acomodar 248 pessoas sentadas. A unidade atende de segunda a sexta-feira, aproximadamente 1.400 alunos no almoço e outros 450 no jantar. Aos sábados, o RU Central abre apenas para o almoço, atendendo em média 500 estudantes. É uma demanda que aumenta dependendo do cardápio, segundo Lineu. ‘Quando servimos fricassé, bistequinha ou peixe o movimento aumenta’, informa. Some-se aí o valor subsidiado da refeição, a R$ 1,30 para os estudantes e o espaço torna-se perfeito para a socialização e confraternização entre os membros da comunidade acadêmica.

Reitor Zaki Akel
Foto: Leonardo Bettinelli